fbpx

MEDFEST, o projeto gastronómico que quer celebrar a dieta mediterrânica

O programa nacional do MEDFEST, o projeto gastronómico que pretende pôr a dieta mediterrânica ainda mais no mapa, foi esta semana apresentado no mercado de Alvalade, em Lisboa. A iniciativa insere-se num programa de três anos e envolve oito países europeus banhados pelo mar Mediterrâneo. Neste território comum, unido por uma dieta que a UNESCO classificou como Património Imaterial da Humanidade, estão a ser planeadas várias atividades em torno desta temática. 

“Um dos objetivos fundamentais do Medfest é posicionar Portugal como destino gastronómico sustentável, com produtos de qualidade como o vinho e os azeites, para complementar as conhecidas rotas de sol e mar”, explicou Artur Gregório, presidente da direcção da Associação In Loco e coordenador do projeto.

A abertura oficial do MEDFEST contou ainda com a apresentação da primeira rota gastronómica Lisboa-Tavira, um guia para fazer de carro, à velocidade de cada um, que propõe paragens em locais genuínos e bem representativos da dieta mediterrânica.

De Arraiolos ao Alqueva, passando por Ferreira do Alentejo, Mértola, Cachopo ou Tavira, há inúmeras experiências para viver e regressar às raízes e essências. Há azeites para degustar no Lagar da Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo; aguardente de medronho para provar no Alqueva; pão artesanal para fazer com as suas próprias mãos, no forno comunitário de Cachopo, sob a sábia coordenação da D. Otília; enguias aromatizadas com hortelã ou poejo para se deliciar, em Alcoutim; ou uma cataplana algarvia para confeccionar, auxiliada por quem sabe.

Mas há muitas outras experiências não culinárias a integrar esta rota. São 547 km num total de 7h53m pelas estradas nacionais, pelo que a rota pode ser distribuída por vários dias. A reserva Dark Sky, no Alentejo, é uma das atividades que merece uma paragem, para usufruir de uma fotografia do céu estrelado como nunca viu antes. A descida de barco do Guadiana, em Alcoutim, ou uma viagem de balão no Alqueva são outras possibilidades que valem a pena.


- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,781FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

- Publicidade -

Mais Recentes

“Compra um, recebe outro grátis” é a nova campanha da Ryanair

A decorrer até às 23h59 de hoje, 24 de setembro, a companhia aérea irlandesa promove assim a sua primeira oferta 2 por 1 de sempre.

HP apresenta o portátil de 15″ mais pequeno do mundo para criação e gaming

O Zbook Create foi apenas uma das novidades apresentadas esta tarde pela conhecida marca tecnológica.