A parceria entre a SIBS, MB WAY, BANCOMAT e Bizum permite que os utilizadores realizem transferências instantâneas entre diferentes países.
A SIBS, em colaboração com o MB WAY, deu um passo importante na evolução dos pagamentos em toda a Europa ao realizar, em Lisboa, a primeira transferência internacional entre o MB WAY, Bizum (Espanha e Andorra) e BANCOMAT (Itália). Esta inovação visa facilitar pagamentos instantâneos em todo o continente europeu, promovendo a interoperabilidade entre diferentes sistemas de pagamento.
A parceria entre a SIBS, MB WAY, BANCOMAT e Bizum permite que os utilizadores realizem transferências instantâneas entre diferentes países, utilizando apenas os seus dispositivos móveis e as soluções de pagamento de preferência. As transações realizadas na Web Summit, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, marcaram a estreia de transações entre utilizadores de diferentes países, através do sistema SEPA (Single Euro Payments Area).
A iniciativa EuroPA – European Payments Alliance, que envolveu equipas das três plataformas de pagamento, foi concretizada em menos de um ano, sendo o primeiro passo para uma interoperabilidade mais alargada, com planos de expansão para outros países europeus a partir de 2025. Inicialmente disponível em Itália, Portugal e Espanha, algures durante o próximo ano, o serviço terá uma abrangência crescente, com planos de expansão para outros países por toda a Europa. O projeto envolverá mais de 45 milhões de utilizadores e mais de 182 instituições financeiras.
O EuroPA visa alinhar-se com os objetivos do Eurosistema para criar um sistema de pagamentos europeu mais soberano e eficiente, baseado na infraestrutura SEPA para pagamentos instantâneos. Esta evolução do MB WAY permite aos utilizadores enviar e receber transferências transfronteiriças entre os três países iniciais – Portugal, Espanha e Itália – e prepara o terreno para a adesão de novas soluções de pagamento, ampliando o alcance do projeto para outros mercados europeus.
Ou seja, e por outras palavras, vamos poder usar o MB Way quando viajarmos para Espanha e Itália. Resta é saber exatamente quando e quais os serviços que estarão disponíveis no estrangeiro.