Chama-se Ser Solidário e é um serviço criado pela SIBS para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD).
Desde o passado dia 5 de fevereiro que o serviço foi atualizado com novas beneficiárias, permitindo que possam receber donativos de uma nova forma que também acaba por ser mais segura e cómoda para particulares e empresas.
São 20 as novas instituições: Ajuda de Berço, Aldeias SOS, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Associação Amigos de Inharrime, Associação Auxílio e Amizade, Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, Associação Ester Janz, Associação Nova Dimensão, Associação Salvador, Banco Alimentar, Cáritas Portuguesa, Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres, Fundação São João de Deus, Leigos para o Desenvolvimento, Liga Portuguesa Contra o Cancro, MSV – Movimento ao Serviço da Vida, Ordem Soberana e Militar de Malta, Passo Positivo – Associação de Ação Social, Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda, Associação e UNICEF.
Ou seja, além de ser possível ajudar estas instituições através do Multibanco, a grande novidade aqui passa por conseguirmos doar através da app MB Way. Basta selecionar a opção “Transferências”, escrever o número de telemóvel da entidade beneficiária pretendida e o valor do donativo a transferir.
Atenção que os donativos podem ser usados para dedução fiscal, usando como comprovativo o recibo impresso no Multibanco, com o NIF inserido.
De 1 de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, o Ser Solidário mobilizou mais de 13 mil donativos, num valor total superior a 400 mil euros, o que representa um valor médio por donativo superior a 30 euros.
Sempre que pertinente, perante catástrofes nacionais e internacionais, a SIBS mobiliza o seu apoio de cariz humanitário e social através de campanhas de apoio específicas, como foi o caso, em junho do ano passado, na consequência da tragédia dos fogos florestais, do apoio à União das Misericórdias Portuguesas (conta solidária do Montepio), ao Ser Solidário Pedrógão (conta solidária da Caixa Geral de Depósitos) e à Cáritas.
Até hoje, o serviço da SIBS já beneficiou 80 entidades com mais de 90 mil donativos, num valor total de cerca de 3,2 milhões de euros.