GNR e PSP receberam 4111 queixas por estas burlas só nos primeiros quatro meses deste ano.
Por mais avisos que se façam, há quem continue a cair nas burlas do MB Way. Os burlões estão cada vez mais astutos e arranjam forma de conseguir dar a volta às vítimas.
O Portal da Queixa está inundado de queixas relacionadas com a app da SIBS. Como seria de esperar, muitas dessas reclamações são feitas às autoridades competentes.
Segundo dados a que o Correio da Manhã teve acesso, só nos primeiros quatro meses deste ano GNR e PSP receberam 4111 queixas por estas burlas.
É um número que quadruplica as 1109 queixas apresentadas ao longo do ano passado. Estes dados permitem-nos concluir que, em média, existem 34 burlas MB Way por dia.
Vítimas perderam 3,5 milhões de euros graças a estas burlas do MB Way
Os lesados terão perdido cerca de 3,5 milhões de euros. É muito dinheiro. A GNR refere perdas de 1,5 milhões de euros, ao passo que a PSP dá conta do roubo de 2 milhões de euros.
Houve também um aumento na identificação de burlões. Em 2018 e 2019, a GNR identificou 91 pessoas. Já em 2020, e em somente quatro meses, já foram identificadas 127 pessoas.
O número de burlões parece “pequeno” em relação a todo o dinheiro roubado, mas tal explica-se facilmente. Não só, por vezes, essa identificação demora a ser concretizada, como o mesmo ladrão pode roubar milhares de euros a somente uma pessoa.