Matthew Rhys faz história nos Emmy

- Publicidade -

Matthew Rhys tornou-se no primeiro ator a vencer duas categorias de representação na mesma cerimónia dos Emmy.

A 78.ª edição dos Emmy, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos ficou marcada pelo domínio de Widow’s Bay, da Apple TV, e por dois feitos nas categorias de representação. A série venceu 14 prémios em 19 nomeações, ultrapassando o recorde de 13 estatuetas estabelecido por The Studio – curiosamente também uma série da Apple TV – em 2025. Matthew Rhys tornou-se, por sua vez, no primeiro ator a conquistar dois prémios de representação na mesma noite.

O drama hospitalar The Pitt, da HBO, chegou à cerimónia como a produção mais nomeada, com 25 nomeações, mas foi Widow’s Bay que terminou como a principal vencedora. A série venceu as seis categorias principais de comédia em que estava nomeada, incluindo Melhor Série de Comédia, e somou oito prémios nos Creative Arts Emmy. Na cerimónia principal, realizada na segunda-feira, 14 de setembro, acrescentou mais seis distinções.

Widow’s Bay venceu ainda os prémios de Melhor Ator em Série de Comédia, para Matthew Rhys, Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia, para Kate O’Flynn, Melhor Ator Secundário em Série de Comédia, para Stephen Root, Melhor Realização em Série de Comédia, para Hiro Murai, e Melhor Argumento em Série de Comédia, para Katie Dippold.

A produção acompanha Tom Loftis, presidente da câmara de uma pequena ilha fictícia da Nova Inglaterra. A personagem tenta transformar a comunidade num destino turístico, mas encontra uma população familiarizada com histórias sobre uma antiga maldição. À medida que procura promover a ilha, Tom começa a perceber que os acontecimentos sobrenaturais que envolvem o local podem não ser apenas lendas.

A série combina comédia, mistério e terror, ao mesmo tempo que acompanha os problemas económicos da comunidade, a relação de Tom com o filho adolescente e as diferentes personagens que conhecem os segredos da ilha. O elenco inclui, além dos já mencionados Matthew Rhys, Stephen Root, Kate O’Flynn, nomes como Kevin Carroll, Dale Dickey e Kingston Rumi Southwick.

A criação e o argumento estão a cargo de Katie Dippold, que também assume as funções de showrunner. A série não adapta qualquer obra de Stephen King, embora a criadora tenha reconhecido a influência do escritor na construção do seu universo, mencionando obras como Carrie, Shining e It.

A atribuição dos prémios de representação a Matthew Rhys constituiu um dos principais momentos da noite. O ator galês venceu o Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia pelo papel de Tom Loftis, em Widow’s Bay, e o de Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Telefilme pelo desempenho como Nile Jarvis, na produção O Monstro em Mim, da Netflix.

Rhys tornou-se assim no primeiro ator a vencer duas categorias de representação na mesma cerimónia. Outros atores, como Alan Alda, Sally Field, John Goodman, Elisabeth Moss e Ted Danson, já tinham sido nomeados para dois prémios principais de representação no mesmo ano, mas nenhum tinha conseguido vencer ambos.

Sally Field também estabeleceu um recorde na cerimónia. Aos 79 anos, tornou-se na atriz mais velha a vencer o Emmy de Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Telefilme graças à sua performance em Criaturas Extraordinariamente Brilhantes, filme da Netflix realizado por Olivia Newman.

No discurso de aceitação, Sally Field afirmou sentir orgulho por fazer parte da comunidade artística há mais de seis décadas e defendeu a importância da diversidade e das diferentes formas de contar histórias. A atriz referiu ainda a dificuldade de encontrar histórias centradas numa mulher mais velha e num homem mais novo. O discurso incluiu críticas indiretas a processos de fusão entre empresas de entretenimento, com Field a afirmar que as vozes dos artistas não devem ser silenciadas, comprometidas ou fundidas.

De resto, Jean Smart interrompeu o domínio de Widow’s Bay nas categorias de comédia ao vencer o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia pela última temporada de Hacks. Com a nova distinção, Smart igualou o número de prémios de Allison Janney, Cloris Leachman e Julia Louis-Dreyfus.

Já Allison Janney foi uma das surpresas da noite. A atriz venceu o Emmy de Melhor Atriz Secundária em Série de Drama pelo papel da presidente Grace Penn na terceira temporada de A Diplomata, da Netflix, superando quatro intérpretes de The Pitt.

Nos prémios de drama, The Pitt voltou a vencer a categoria de Melhor Série de Drama. A segunda temporada da série recebeu 25 nomeações e somou seis prémios ao longo da noite. Noah Wyle venceu o Emmy de Melhor Ator em Série de Drama pelo papel do médico Robby, conseguindo o segundo prémio consecutivo nesta categoria.

Por sua vez, Tom Pelphrey venceu o Emmy de Melhor Ator Secundário em Série de Drama pelo papel em Task, da HBO. Na mesma área, Rhea Seehorn recebeu o prémio de Melhor Atriz em Série de Drama pelo desempenho em Pluribus, da Apple TV. Sobre a mesma série, Vince Gilligan venceu o Emmy de Melhor Argumento em Série de Drama pelo episódio We Is Us.

Quanto ao prémio de Melhor Realização em Série de Drama, foi atribuído a Saul Metzstein, pelo episódio Scars, de Slow Horses, da Apple TV. A vitória de Slow Horses prolongou a presença da série britânica nestas categorias. Foi o terceiro ano consecutivo em que a produção venceu o prémio de Melhor Realização ou de Melhor Argumento.

Na categoria de Minissérie ou Antologia, DTF St. Louis, da HBO, foi a produção mais premiada. A série, centrada num triângulo amoroso entre pessoas de meia-idade, venceu os prémios de Melhor Minissérie, Melhor Ator Secundário, para David Harbour, Melhor Atriz Secundária, para Linda Cardellini, Melhor Realização e Melhor Argumento, ambos para Steven Conrad.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados