Mata do Liceu, em Faro, reabriu requalificada reabriu à população

- Publicidade -

Espaço verde emblemático da cidade recebeu 280 novas árvores, em substituição das mortas e em deficiente estado fitossanitário, e conta agora com novos equipamentos de lazer e desporto.

A Mata do Liceu, em Faro, foi inaugurada na passada sexta-feira e reaberta ao público após uma profunda requalificação, que permite agora devolver ao usufruto da população este espaço público de excelência ao mesmo tempo que garante condições de vida a este coberto vegetal para os próximos 20 ou 30 anos.

A requalificação deste espaço verde incluiu uma reorganização dos percursos e equipamentos anteriormente existentes, além da introdução de outros, bem como a plantação de 280 novas árvores, em substituição das abatidas, na sequência de parecer da Direção Regional da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF), pedido pelo município antes do início da empreitada, que produziu um relatório que atestava as deficientes condições fitossanitárias do espaço, nomeadamente pelas questões sanitárias do mesmo e pelo risco de queda eminente de ramos e árvores mortas.

Parte das árvores plantadas no âmbito da requalificação são autóctones e outras de crescimento mais rápido mas com elevada resistência a pragas. Dentro destas, houve uma forte aposta nas árvores folhosas de modo a incrementar a deposição de matéria orgânica no solo, sendo este complementado com plantações ao nível do estrato arbustivo e subarbustivo.

Foi ainda instalado um relvado com cerca de 1.500 m2 para usufruto da população e semeado 2.160 m2 de prado florido de sequeiro que só carece de rega para a instalação e cujo corte só será efetuado duas a três vezes por ano. Este prado, que será amarelo e castanho no verão, e verde no outono e inverno, tem baixa manutenção (sem consumo de água e dispensando tratamentos fitossanitários) e promove a biodiversidade de flora mas também de fauna, uma vez que atrai insetos polinizadores.

Na requalificação, foi ainda incluído um circuito de manutenção para corrida – uma vez que este espaço já era anteriormente muito procurado para este efeito – e foram criados novos espaços equipamentos, nomeadamente dois espaços de jogo e recreio, uma zona de street workout, um anfiteatro e uma zona de jogo de basquete informal. Foi ainda previsto um percurso acessível a todos que vai absorver os atravessamentos errantes por toda a mata, causadores de compactação do solo devido ao pisoteio excessivo.

Além disso, foi ainda previsto um sistema de drenagem que inclui valas de escoamento de água que conduzem a água a bacias de retenção e infiltração, podendo estas depressões reter a água da chuva e promover a infiltração e abastecimento dos aquíferos, ao mesmo tempo que diminui os picos de concentração de água nas zonas baixas da cidade.

Esta intervenção teve um custo total superior a 1,5 milhões de euros.

Foto: CM Faro

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados