Quando pensamos em Martini, pensamos naqueles momentos com amigos ao final do dia, em que pretendemos relaxar ao final de mais um dia de trabalho, ou em fins-de-semana em família em que começamos o pré-almoço a virar copos de Martini. Pois bem, a nova aposta da marca vai de encontro àqueles consumidores que procuram algo sem álcool para ocasiões específicas, como o facto de irem conduzir algum tempo após uma festa ou convívio e não quererem acusar nada em caso de uma operação STOP.
Assim, surgem duas variedades de Martini Sem Álcool: o Martini Vibrante Sem Álcool, que a marca diz ser “uma mistura perfeita de ingredientes botânicos naturais, equilibrados com Bergamoto Italiano para criar um aperitivo frutado que é característico da Martini”; e o Martini Floreale Sem Álcool, que, por sua vez, “vai buscar inspiração à doçura delicada da Camomila Romana conjugada com ingredientes botânicos para criar uma experiência de degustação floral única”.
Na prática, o que aconteceu foi que os produtores seleccionaram ingredientes de qualidade – vinhos, ingredientes botânicos e ervas – e, a partir daí, removeram cuidadosamente o álcool do vinho antes de adicionarem os ingredientes botânicos e as ervas para preservar o aroma e o sabor autêntico do vermute.
Pode parecer algo estranho surgirem bebidas Martini sem álcool no mercado, mas deve-se tudo aos clientes, que acabam por procurar algo mais consciente. Aliás, numa era em que o interesse na saúde e bem-estar está em alta, os consumidores acabam também por virar atenções para o álcool, ou ausência dele neste caso.
Nós já tivemos oportunidade de provar as duas variantes e garantimos que não se sentem diferenças em relação aos originais. Aliás, se alguém vos fizesse uma prova cega, muito possivelmente seriam enganados.
De resto, e como já demos a entender anteriormente, podem ficar descansados no que aos ingredientes diz respeito, uma vez que a marca garante utilizar os mesmos vinhos de qualidade que, por sua vez, são utilizados nos clássicos vermutes. A diferença aqui é que o álcool é suavemente removido e infundido naturalmente com uma seleção de plantas de origem sustentável.
Mas atenção, as bebidas não têm exatamente 0% de teor álcoolico. Cada garrafa tem menos de 0.5% de álcool, o que é por si só insignificamente para acusar o que quer que seja.
De resto, se estão interessados em experimentar estes Martini Sem Álcool, saibam que os poderão encontrar nas lojas do grupo Sonae (Continente, Continente Bom Dia e Meu Super) na última semana de março, ficando exclusivamente à venda durante dois meses nestes super e hipermercados. Estão também disponíveis em bares e restaurantes. O preço? 10,99€.