É já a maior marina de Portugal.
Vilamoura tem sido, há muito tempo, um destino de referência no Algarve, formando o ponto ocidental do popular Triangulo Dourado. Hoje, a história de Vilamoura volta a escrever-se, com o anúncio da visão de futuro para este destino.
Importa relembrar que Vilamoura nasceu da Herdade do Morgado, uma propriedade de 2.000 hectares na costa do Município de Loulé. Foi lá que Cupertino de Miranda desenvolveu um ambicioso plano mestre na década de 1960, que viria a transformar a área e a dar início à construção daquela que é hoje a maior marina de Portugal.
Ao longo de seis décadas, Vilamoura cresceu, mas tornou-se cada vez mais fragmentada à medida que diferentes atividades – hotelaria, comércio, desporto, projetos imobiliários, infraestruturas públicas e serviços – se foram desenvolvendo de forma independente.
Hoje, a Arrow Global, que detém a Vilamoura World, anunciou que tem previstos planos para consolidar a propriedade de muitos dos principais ativos de Vilamoura, com o objetivo de acelerar e coordenar o seu desenvolvimento e assim alcançar um novo patamar de extraordinário. Com mais de 400 milhões de euros já investidos e mais de 500 milhões de euros planeados, Vilamoura está destinada a evoluir para um dos principais destinos da Europa para viver, visitar e investir.
Os planos futuros para Vilamoura incluem uma expansão da marina – já a maior de Portugal – e o desenvolvimento do seu vasto banco de terrenos, com mais de 500.000 m², para construir áreas residenciais em diversas tipologias, tamanhos e preços, oferecendo aos visitantes e hóspedes a oportunidade de adquirir a sua própria parte de Vilamoura.
Ainda em relação à Marina, conta com 825 postos de amarração, em breve a serem expandidos em mais 68 para acomodar embarcações de grande porte.
Foto de: Arrow Global