Momo Cotton. Marca portuguesa promete os lençóis mais suaves do mundo

- Publicidade -

Tudo graças ao uso de bambu.

Quando crescemos, temos filhos e necessitamos de passar mais tempo em casa, o nosso trabalho das 9h às 18h não é propriamente o mais convidativo do mundo. Ora, a pandemia fez perceber a muitos portugueses que, afinal, é possível ter um negócio gerido a partir de casa. Claro que, volta e meia, pode ser preciso ir a um escritório tratar de outros assuntos mais prementes, mas a verdade é que o trabalho remoto é uma coisa fantástica e permite criar coisas verdadeiramente bonitas.

O caso dos gémeos Jorge e Manuel Dias tem semelhanças. Recém-papás na altura, tiveram necessidade de passar mais tempo em casa, junto dos seus bebés que tinham acabado de nascer, mas a vida atarefada em multinacionais não o permitia. Como, a certa altura, acabaram por ficar no conforto do lar, esse tempo permitiu-lhes refletirem sobre o tema e identificarem o desejo de facilitarem a logística familiar com o regresso das mães ao mercado de trabalho. E foi assim que nasceu a Momo Cotton.

Aos dois gémeos juntaram-se mais tarde outros dois irmãos para gerir o negócio, mas o objetivo foi sempre um: construir um negócio próprio e familiar, com uma ideia que viesse preencher uma lacuna no mercado. E essa ideia concretizou-se na criação de lençóis de bambu, sendo a primeira marca portuguesa a fazê-lo. Prometem, até, serem (provavelmente) os lençóis mais suaves do mundo.

Mas porquê o bambu?

Fácil. É tudo graças às propriedades deste material.

As fibras longas e naturais do bambu fazem com que seja um dos tecidos mais macios que existem, sendo ao mesmo tempo uma das plantas mais resistentes do mundo. A fibra de bambu é, ainda, um material naturalmente respirável, pelo que se torna um tecido que regula a temperatura corporal, sendo fresco no verão e mantendo uma temperatura confortável no inverno. Para além de regular a temperatura, regula também a humidade, visto que o bambu é altamente absorvente, e isto traduz-se numa excelente capacidade de capilaridade, com capacidade de absorver a humidade da pele e evaporá-la.

A fibra de bambu também tem propriedades anti-bacterianas, visto que repele naturalmente bactérias nocivas conhecidas por irritar a pele sensível e causar odores desagradáveis, sendo por isso hipoalergénica. Além disso, ajuda a prevenir rugas e marcas, sendo a fibra de bambu recomendada por dermatologistas e especialistas de beleza como solução antienvelhecimento.

Convém também dizer que, por ser uma matéria prima natural que chega a crescer um metro por dia, sem quaisquer fertilizantes, pesticidas, herbicida ou outros químicos nocivos, é uma opção mais amiga do ambiente do que quando comparamos com o algodão: apenas é necessário um terço da água do que na plantação do algodão e liberta mais 30% de oxigénio para atmosfera do que uma árvore comum.

Como se fazem lençóis a partir do bambu?

Como é possível transformar bambu, uma planta tão resistente, em fios para tecer lençóis? Ora, a Momo Cotton explica o processo em cinco passos:

  • Colheita: O bambu é colhido no sudeste asiático e os tolos são cortados cuidadosamente de forma a que a planta continue a crescer. Deste corte obtêm-se pequenos pedaços de bambu;
  • Pasta: De seguida, os talos cortados em pedaços são postos de molho, até obter-se uma polpa de bambu;
  • Secagem: A pasta de bambu é seca e achatada em folhas;
  • Moagem: Uma vez obtidas as folhas de polpa de bambu, estas são moídas e fiadas em fibra de bambu;
  • Tecelagem: A fibra de bambu é então fiada num tear, em meadas de fios suaves e sedosos, prontos para serem tecidos nos nosso lençóis favoritos.

Portanto, temos aqui um processo de produção que envolve vários passos para respeitar a planta.

Apesar de os produtos serem desenhados em Portugal, o processo não é inteiramente feito em território nacional. Como referimos, o bambu é colhido no sudeste asiático e os tecidos confecionados na China. Como, por norma, existe muita mão-de-obra barata e más condições de trabalho para aqueles lados, a Momo Cotton quis assegurar-se que todos os produtos são desenvolvidos segundo os princípios de comércio justo, os quais colocam produtores e trabalhadores em condições de melhorar de forma sustentável as suas condições de vida e trabalho.

Para isso, e de modo a garantir que estes processos seguem estes critérios, as fábricas são recorrentemente auditadas por fontes externas e independentes.

Cuidados a ter com os lençóis de bambu

O bambu é uma fibra natural e as peças da marca portuguesa não são pré-lavadas. É, por isso, expectável, que encolha nas primeiras lavagens cerca de 6% do seu tamanho antes da primeira lavagem. Tendo isso em conta, todas as peças da Momo Cotton são confecionadas com uma margem superior ao tamanho indicado, de modo a que, mesmo após as primeiras lavagens, o tamanho seja sempre o perfeito e ajustado à nossa cama.

Em todo o caso, aqui ficam alguns conselhos a ter com a roupa de cama 100% bambu para uma boa manutenção:

  • Aconselha-se, nas primeiras vezes, lavagens dos lençóis de bambu no máximo a 40ºC, e as vezes consequentes a 30ºC. Escolher um ciclo para roupa delicada;
  • Não usar amaciador. Visto que o bambu tem uma seiva natural que mantém as fibras ultra-suaves e faz com que fiquem mais macios com cada lavagem, não é necessária a utilização de amaciador;
  • Não usar lixívia, ativadores de cor ou outros agentes que atuem sobre a cor natural das peças;
  • Não lavar a seco;
  • Se necessário para finalizar a secagem, poderão usar a máquina de secar, utilizando sempre o programa menos quente e por tempo reduzido;
  • Passar a ferro com temperatura média.

Falta mencionar os produtos que a marca efetivamente vende. A Momo Cotton tem disponíveis capas de edredão (com cada capa a apresentar uma contagem de 300 fios longos, que conferem um conforto e suavidade que não encontramos noutros tecidos), lençóis de baixo ajustáveis (com elástico a toda a volta para minimizar o movimento do lençol durante a noite e manter uma cama feita, sempre impecável) e fronhas (o tecido evita a fricção do cabelo, reduzindo a rutura capilar e, deste modo, a queda), pelo que podem comprar em separado ou em conjuntos, estando disponíveis nas cores Branco, Verde sálvia e Rosa Limonada.

O melhor de tudo? A empresa tem um política de devoluções de 30 dias, o que significa que têm um mês após receberem os produtos da Momo Cotton para solicitar um reembolso, embora duvidemos que tal vá acontecer. No fundo, são 30 noites de teste.

Inês Lopes
Inês Lopes
Dentista nas horas vagas e colaboradora do Echo Boomer no tempo que sobra. Fã de gadgets, livros e tâmaras (não necessariamente por esta ordem), adoro explorar o mundo através da comida e das viagens. Se não me encontrarem a escrever ou a trabalhar, é porque estou confortavelmente instalada no sofá, provavelmente a devorar um novo livro.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados