Marc-Alexis Côté deixa a Ubisoft após duas décadas de trabalho na série Assassin’s Creed

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A saída de Marc-Alexis Côté da Ubisoft acontece semanas depois da criação do Vantage Studios, subsidiária apoiada pela Tencent.

Marc-Alexis Côté, uma das figuras mais influentes na série Assassin’s Creed, deixou a Ubisoft após vinte anos na empresa. Esta saída ocorre poucas semanas depois da criação do Vantage Studios, a nova subsidiária da empresa apoiada pela Tencent que passou a gerir as suas maiores séries.

De acordo com a IGN, Côté foi convidado a integrar a liderança do Vantage Studios, mas terá recusado o cargo. Os funcionários foram informados da decisão através de um email interno que mencionava a necessidade de a direção do novo estúdio estar “alinhada” com os seus objetivos. Face à situação, o co-diretor executivo do Vantage, Christophe Derennes, descreveu a escolha como “desapontante”, reconhecendo que Côté tinha “as suas próprias expectativas e prioridades” quanto ao futuro do projeto.

A Ubisoft confirmou a saída, afirmando que se tratou de uma decisão pessoal após a reorganização anunciada em março e agradeceu o contributo de Côté, enaltecendo o impacto que este teve na identidade moderna de Assassin’s Creed.

Côté entrou na Ubisoft em 2005, enquanto engenheiro de software e participou em quase todos os projetos principais da série, assumindo funções de direção, produção e, mais recentemente, vice-presidência executiva. Foi um dos principais responsáveis por Assassins Creed Odyssey, pelo projeto Infinity (agora conhecido como agora Animus Hub) e pelo desenvolvimento de Assassin’s Creed Shadows, atualmente a cargo do estúdio de Quebec.

Esta saída acontece num momento delicado para a Ubisoft, especialmente agora surgem informações sobre o cancelamento de um projeto em julho de 2024. Esse seria um jogo passado após a Guerra Civil americana, que acompanhava um ex-escravo que enfrentava o Ku Klux Klan, devido a receios sobre o clima político nos Estados Unidos. Este cancelamento não tem sido visto com bons olhos pela comunidade, que acusa a Ubisoft de ceder ao medo do atual regime político norte-americano.

Já antes disso, aquando do lançamento de Assassin’s Creed Shadows, Côté teve que defender publicamente a equipa do jogo, que enfrentou críticas racistas e xenofóbicas relacionadas com o protagonista Yasuke, um samurai negro. Na altura, afirmou que a série “sempre explorou a diversidade da história humana sem compromissos”.

Atualmente, a Vantage Studios reúne cerca de 2.300 funcionários e inclui equipas da Ubisoft em Montreal, Quebec, Sherbrooke, Saguenay, Barcelona e Sofia. O grupo tem como objetivo concentrar a gestão das séries Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six sob uma estrutura conjunta, com a Tencent a deter 25% do capital.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
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