Bungie confirmou que o novo jogo será cross-platform mas não exigirá login na PlayStation Network fora da consola da Sony.
A Bungie esclareceu que Marathon, o seu próximo shooter multi-jogador, não vai exigir uma conta da PlayStation Network (PSN) para poder ser jogado na Xbox Series X|S ou no PC. A confirmação foi dada após especulações nas redes sociais, motivadas pela introdução do requisito do login em Helldivers 2 na sua versão para PC e noutros jogos da PlayStation Studios na plataforma.
O esclarecimento foi dado via Discord, no canal oficial da Bungie, onde a produtora informou de forma clara “o jogo não exigirá uma conta PSN na Xbox ou no PC”. Ainda assim, será necessário criar uma conta, neste caso da Bungie, indispensável para aceder às funcionalidades de cross-play e cross-platform, que permitem jogar com jogadores de outras plataformas e partilhar o progresso entre as mesmas.
Este é um esclarecimento importante numa altura em que empresas como a Sony e a Microsoft são alvos de críticas com estes requerimentos nos seus lançamentos multi-plataforma. Em particular a Sony, uma vez que a Steam limita o acesso aos jogos em mais de uma centena de países que não tenham oficialmente acesso à PSN. A dúvida gerada foi também sustentada pelo atual estado da Bungie, que pertence agora à Sony, parte da PlayStation Studios, sendo Marathon o primeiro grande lançamento desde a aquisição da Sony que nos últimos anos tem apostado agressivamente no modelo de jogos enquanto serviço.
Marathon é um reboot de uma franquia quase esquecida da Bungie, que foi revelado oficialmente em 2023. No próximo dia 12 de abril, já este sábado, a produtora irá apresentar pela primeira vez o jogo em forma jogável, com novos detalhes e vídeos de jogabilidade.