Mano a Mano: Ainda vão a tempo de provar as (deliciosas!) sugestões da carta de verão

- Publicidade -

É sempre com um carinho especial que falamos deste restaurante. Somos fãs não só da comida impecável com que sempre nos brindam, como também do seu serviço sempre atencioso e muito simpático.

O verão está quase a acabar, mas isso não é desculpa para não irem aproveitar as novas sugestões da carta de verão do Mano a Mano enquanto podem. Pelo menos sempre dizem adeus aos dias mais quentes com comida fresca e saborosa, mas, sobretudo, comida de qualidade.

Dispensa apresentações, até porque já o apresentámos mais do que uma vez por aqui, mas este restaurante italiano do grupo SushiCafé não é um qualquer. Está a cargo do chef Giovanni Pellegrino, que aproveita e combina a verdadeira cozinha italiana em pratos que apresentam não só cor e inovação, mas que também se aliam à tradição.

E foi isso que nós fomos experimentar, a promessa do “Verão Italiano” do Mano a Mano. Promessa cumprida e ganha.

Como sempre, assim que damos de caras com a entrada para este pedacinho de Itália em Portugal, somos logo bem recebidos pelo staff, com uma equipa de funcionários muito prestáveis, atenciosos e simpáticos. Levam-nos à mesa e, desde logo, recebemos uma breve explicação do conceito do restaurante e dos pratos. Já aqui tínhamos vindo anteriormente, mas nunca deixamos de ficar impressionados com a cuidadosa apresentação do espaço, que aposta em tons de madeira e tampos da mesa de mármore lindíssimos. Como seria de esperar, os detalhes são pensados ao pormenor, desde o serviço da loiça típico italiano até aos posters alusivos a personalidades italianas, como a lindíssima Monica Bellucci ou a Mona Lisa estampada na t-shirt dos funcionários, que nos faz mesmo viajar até Itália.

Passando para a parte do pedido em si, e já com água na boca do cheirinho das pizzas que o pizzaiolo estava a preparar para outros clientes, decidimos avançar com as entradas. A nossa escolha recaiu no Tonno Braseado, uma das novidades na carta de verão, e que consiste num lombo de atum assado com uma crocante crosta de pistácio e cebola caramelizada – uma curiosidade é que o chef adora pistácio e faz questão de que todos os pratos tenham um apontamento com esse fruto seco. O ponto do atum estava perfeito e o casamento com o pistácio só o tornou ainda mais delicioso. Outra novidade nas entradas, mas que não provámos, foi o Sarde Beccafigo, que é um filete de sardinha panado à moda Siciliana. Também para entrada, e apesar de não ser novidade, chegou-nos à mesa uma bomba latina da degustação: o Tartare di Manzo (Carne de novilho, burrata, rúcula e pistácio), da secção Antipasti do menu, e que foi um excelente prelúdio do que viria a seguir. E nem os vegetarianos ficam esquecidos, pois podem começar o repasto com a Envoltini di Parmegiana, que não são mais que rolos de beringela com molho pesto.

Já para o prato principal pedimos também uma das novidades, Salada de atum com funcho, e estava uma delícia. É difícil não repetir as mesmas palavras, mas este restaurante “obriga-nos” a repetir sempre o mesmo: delicioso, delicioso e… delicioso! O atum estava maravilhoso, com uma textura perfeita de comer e chorar por mais. E por falar em comer e chorar por mais, mandámos também vir uma pizza… deliciosa (desculpem outra vez!). A pizza Bronte, com creme de pistácio, mortadela picante, mozzarella de búfala DOP e lascas de grana padano e manjericão, é uma pizza que merece o seu destaque neste nosso artigo. Estamos a falar de uma pizza cuja base está cozida na perfeição, nem muito crocante nem muito mole, e que os ingredientes se juntam todos para criar um festival de sabores que qualquer boca irá agradecer. Nós ficámos completamente rendidos a estas pizzas e sentimos, de facto, que estamos a apreciar uma pizza verdadeiramente italiana – e sim, já provámos pizzas exatamente em Itália. Outras novidades do menu são, por exemplo, os Gnochhis de bacalao ou o Risotto di scampi e limone, filete de robalo e osso buco.

A acompanhar esta magnífica refeição, lá vieram dois cocktails, algo que costumamos pedir nos restaurantes que visitamos, pois só assim, a treinar o paladar, é que conseguimos ter uma opinião formada. E sim, podem ficar descansados: se procuram bons cocktails para acompanhar um dos pratos do vasto menu do Mano a Mano, seja qual for a estação, terão sempre uma opção para fazer um pairing perfeito com os pratos que pedem.

Chegámos à parte mais difícil de explicar… Gostaríamos de tentar explicar a perfeição em formato de sobremesa. Uma sobremesa digna dos deuses e que não existe em mais lado nenhum como no Mano a Mano: o famosíssimo Falso cannoli al pistachio, um doce típico da Sicilia com creme mascarpone, pistácio e Nutella, que é simplesmente arrebatador. Trata-se da nossa sobremesa preferida de sempre – estamos mesmo a falar a sério – e nós gostámos tanto da primeira vez que, quando voltássemos, sabíamos que não tínhamos como escapar e pedimos novamente: não desapontou! Um autêntico pecado em forma de dois rolinhos, uma sobremesa sem igual e um must a provar quando se vai ao Mano a Mano.

Não há dúvidas: no roteiro gastronómico de Lisboa, o Mano a Mano é paragem obrigatória, quer pelo serviço excelente, quer pela comida divinal. É mesmo um dos nossos restaurantes preferidos e não podemos fazer mais nada senão recomendar vivamente que passem por lá e se deliciem com estas sugestões que vos trouxemos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados