A conversão de Man of Medan para a Nintendo Switch leva à letra a ideia de “framerate cinemático”.
A Bandai Namco e a Supermassive lançaram esta semana Man of Medan na Nintendo Switch. Este é o primeiro capítulo da antologia The Dark Pictures, originalmente lançado em 2019, para a PlayStation 4, Xbox One e PC. E como tal, é uma versão do jogo que vem adaptada às capacidades da máquina da Nintendo.
Essas adaptações, de acordo com o desempenho do jogo, traduzem-se em limitações, pois segundo a descrição do mesmo na página internacional da eShop, Man of Medan na Nintendo Switch corre a 24FPS, uma informação que parece estar ocultada na versão portuguesa da página da eShop, mas que surge na eShop da consola.
Esta estranha e bizarra adaptação vem tornar “real” a piada recorrente na comunidade de jogadores sobre o que é um “framerate” cinemático, mas acaba também por normalizar um novo padrão, o de um desempenho abaixo dos 30FPS, que é framemate mínimo aceitável em videojogos, para uma experiência aparentemente fluida e sem tremeliques e solavancos.
O jogo está disponível na consola da Nintendo por 19,99€, onde corre nativamente através do hardware da consola. Uma decisão arriscada, já que jogos mais exigentes costumam ser lançados na plataforma através de streaming.