Maison Luce. Há um novo vizinho doce do Amoreiras Plaza para conhecer

- Publicidade -

A boulangerie e pâtisserie à moda francesa tem um novo espaço em Lisboa.

O Echo Boomer foi convidado a marcar presença na apresentação do novo vizinho do Amoreiras Plaza, a Maison Luce. E como não podia deixar de ser, fomos também provar algumas propostas doces para a época festiva que se avizinha. 

Para quem não conhece a Maison Luce, este era um sonho de Julien Letarte, criador da marca, que tinha o objetivo de trazer para Portugal o melhor que a gastronomia francesa poderia oferecer, tendo por base todo o conhecimento adquirido acerca de hábitos de consumo dos portugueses e todas as suas memórias gastronómicas de infância, provenientes do norte de França, onde nasceu e cresceu.

A escolha do nome da marca é um tanto quanto curiosa, pois foi escolhido tendo em conta as suas memórias de infância e em homenagem a uma mulher que marcou de forma bastante positiva essa fase da vida: a sua avó Luce.

Este é um espaço bastante agradável, amplo e com diversos cuidados, tais como a temperatura ambiente ou até o volume e tipo de música de fundo, tudo para agradar a quem vai tomar o pequeno almoço, almoço ou lanche à Maison Luce. Este é, claramente, um espaço direcionado a todos aqueles que procuram um refúgio para poder trabalhar, conviver ou até fazer uma pequena pausa no dia a dia.

Mas falemos de alguns dos produtos vendidos pela Maison Luce, os quais tivemos oportunidade de provar. Estes foram o Merveilleux, os Croissants Cúbicos nos sabores de framboesa e chocolate, os Mon P’tit Chou e o Bolo Rainha.

Merveilleux

Maison Luce - Merveilleux

O Merveilleux caracteriza-se por ser um bolo típico do norte de França e apresenta-se com uma composição bastante simples, tal como era caracterizada aquela zona quando esta iguaria foi criada. O recheio deste bolo é composto por suspiros e crème montée e, por fora, a sua cobertura é feita com recurso a raspas de chocolate. Para os amantes de Suspiros, creme à base de natas (mais conhecido por chantilly) e chocolate, vão certamente deliciar-se com este bolo enquanto iniciam viagem à pâtisserie do norte de França sem terem que sair de Portugal.

Croissants cúbicos

Maison Luce - Croissants cúbicos

Uma das criações que mais nos surpreenderam e que tivemos oportunidade de experimentar foram os típicos Croissants Cúbicos. Estes apresentam uma textura bastante crocante por fora e macia por dentro, textura essa sempre exigida a um bom croissant, tenha ele a forma que tiver. Estes Croissants Cúbicos foram degustados em duas das suas três variedades: a de chocolate e a de framboesa. 

Pessoalmente, considerámos a opção de chocolate um bocadinho doce demais para o nosso palato, recomendando assim esta opção para os mais gulosos. Caso tenham um palato mais sensível a sabores muito doces, têm a excelente opção da framboesa, onde todos os sabores acabam por equilibrar-se naturalmente, fazendo desta iguaria uma imagem de marca da Maison Luce.

Mon P’tit Chou

Maison Luce - Mon P’tit Chou

Chegava então o momento de prestar uma pequena homenagem à avó Luce, em formato de um pequeno bolo recheado com um creme especial. Falamos do Mon P’tit Chou, nome este que, traduzindo “à letra” para o Português, significa “O meu pequeno repolho”. Este era o nome carinhoso pelo qual a Avó Luce chamava e tratava os seus netos quando visitavam a sua casa. Para Julien, fez então sentido efetuar uma pequena homenagem gastronómica à sua avó que tão bem cozinhava, dando assim o nome de Mon P’tit Chou a um bolo que tem tanto de cremoso, como de técnica para ser comido. Ou seja, devem segurar a sua base e retirar a “tampa” para “colherar” o creme, de forma a evitar eventuais constrangimentos durante a sua degustação.

Em termos de sabor, consideramos esta uma das maiores estrelas da Maison Luce, pois encontrámos nele um incrível equilíbrio de textura e sabor do Creme Légère dentro de uma deliciosa massa choux. Este é, sem duvida, um dos melhores bolos degustados até à data. Garantimos que é de comer e chorar por mais.

Galette des Rois

Maison Luce - Galette des Rois

Depois dos Mon P’tit Chou, chegou o momento de trazer para Portugal o bolo típico francês, tipicamente equiparado ao nosso bolo Rei: Galette des Rois. Este é um bolo super leve, fofo e delicioso, feito à base de massa folhada, açúcar, manteiga, ovos e amêndoas em pó, e que, combinando tudo isto, resulta numa belíssima sobremesa para servir após os momentos mais importantes durante este período festivo.

Apesar desta iguaria ser uma delícia, caso a queiram experimentar, recomendamos vivamente que se apressem a fazê-lo, pois sendo um bolo tipicamente de natal, irá desaparecer após esta época. 

Bolo Rainha da Maison Luce

Bolo Rainha do Maison Luce

Outra das sugestões de Natal apresentadas neste evento foi uma criação baseada na interpretação realizada ao nosso tradicional Bolo Rainha. Para quem possa estar de momento a pensar que este é só mais um Bolo Rainha, desengane-se imediatamente. Este é um Bolo Rainha com uma massa bastante mais fofa que aquela que habitualmente encontramos num Bolo Rainha, recheado com passas de uva e coberto de nozes e amêndoas. Para nós, que não somos grandes fãs de Bolo Rainha, ficámos bastante agradados com a textura e sabor oferecidos por este Bolo Rainha da Maison Luce.

Para além de todas as sugestões apresentadas para a época natalícia, a Maison Luce disponibiliza o Pão Luce, de massa mãe de levedação lenta feito à maneira francesa com sementes de abóbora torradas, e o Cramique, pão doce de brioche com passas.

Convém também dizer que esta loja situada no Amoreiras Plaza tem um exclusivo: a oportunidade de experimentar alguns produtos de pastelaria fina e a possibilidade de desfrutar de refeições quentes ou frias durante o período de almoço.

A marca, apesar de ter aberto portas recentemente, trabalha com a mesma equipa há mais de 10 anos, sendo cada elemento uma peça chave. Uma equipa onde prima a qualidade, o gosto por receber e pela atenção ao detalhe, onde cada passo da produção é especial e tido em conta. Tudo para fazer chegar ao cliente um atendimento e produtos de extrema qualidade. 

Além do Amoreiras Plaza, a Maison Luce está também presente no El Corte Inglés Lisboa e na CUF Tejo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados