Já está em construção o maior parque solar em Portugal

- Publicidade -

O projeto fica localizado na Azambuja.

A Neoen, uma das principais produtoras mundiais de energia exclusivamente renovável, anunciou o início da construção do maior parque solar em Portugal, com uma capacidade de 272 MWp. O parque será composto por dois parques solares contíguos: Parque Solar Torre Bela (68 MWp), propriedade a 100% da Neoen, e Parque Solar Rio Maior (204 MWp), propriedade em parceria com a Aura Power, uma promotora global de projetos de energias renováveis.

O parque está localizado na Herdade da Torre Bela, no município de Azambuja, 70 km a norte de Lisboa e ligado à subestação REN, em Rio Maior, através de uma linha aérea de 400 kV.

O parque solar será construído em parcelas com uma dimensão média de 20 hectares, separadas por corredores verdes para melhorar as ligações entre quase 200 hectares de áreas de proteção da biodiversidade. Mais de 6.000 sobreiros, uma espécie arbórea protegida em Portugal, serão mantidos nestes espaços protegidos. Uma cortina de árvores e arbustos protegerá os painéis da vista, de modo a que as explorações solares se misturem com a paisagem circundante.

Cerca de 80% da energia renovável produzida será comprada pelo Estado português, ao abrigo de dois contratos de aquisição de energia de 15 anos (PPA) adjudicados no âmbito do leilão de capacidade renovável de 2019. A restante energia e certificados de origem serão vendidos no mercado da electricidade.

A entrada em funcionamento do parque solar está agendada para o início de 2024. Uma vez operacional, a sua produção prevista de mais de 500 GWh de energia verde corresponderá ao consumo anual de 110.000 habitações.

Este parque solar aproximará Portugal do seu objetivo: alcançar emissões líquidas zero até 2050.

- Publicidade -

4 Comentários

  1. Por isso mataram milhares de animais… Afinal os falcões da energia verde são tão carniceiros como os do petróleo

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes