macOS Sonoma é lançado a 26 de setembro

- Publicidade -

Ou seja, já daqui a duas semanas.

Hoje, dia 12 de setembro, em mais uma keynote, a Apple apresentou os seus novos dispositivos. iPhone 15 (com respetiva versão Pro), Apple Watch Series 9, Apple Watch Ultra 2 e, ainda, um grande passo para alcançar a neutralidade carbónica até 2030 em todos os produtos.

Este não era um evento para falar de Macbooks e iMacs, mas a marca não quis deixar de confirmar a data de lançamento do seu mais recente sistema operativo para computadores, o macOS Sonoma. E preparem-se, pois esta nova versão chega já a 26 de setembro. Ou seja, daqui a duas semanas.

Quais as novidade? Basicamente, o macOS Sonoma traz funcionalidades que melhoram o trabalho e a diversão no Mac. Vamos poder ficar em destaque nas videochamadas, consultar informação como nunca pensámos, aumentar o desempenho nos jogos, entre outras opções.

Proteções de ecrã e widgets na secretária

Sim, há novas proteções de ecrã para encher a vista. São proteções de ecrã em câmara lenta com impressionantes paisagens de todo o mundo, sendo um regalo para os olhos. Poderão também usá-las como papel de parede da secretária ao iniciar sessão.

Quanto aos widgets, a nova galeria tem widgets que podemos usar diretamente na secretária para ouvir podcasts, desligar as luzes e muito mais.

Destaque em videoconferência e um Safari mais rápido

O macOS Sonoma vai-vos dar mais atenção. Como? Caso façam muitas videochamadas, vão poder fazer parte da conversa ao partilhar o ecrã com a nova Sobreposição de apresentação, em duas opções de imagem. O tamanho grande mantém o destaque em si e o conteúdo partilhado surge numa janela separada, permitindo-lhe andar e falar livremente. Podem, até, tornar o enquadramento mais divertido com efeitos 3D em realidade aumentada.

Quanto ao Safari, também traz novidades. É exemplo disso uma pesquisa mais rápida, com sugestões mais relevantes e intuitivas, e uma nova funcionalidade que bloqueia as janelas de navegação privada que não estão a ser utilizadas. Além disso, impede os rastreadores conhecidos de carregar as páginas e remove os que foram adicionados ao URL.

Uma versão mais focada em jogos

Com o novo Modo de jogo, o Mac dá prioridade aos jogos e reduz a utilização da CPU e GPU em tarefas de segundo plano. Além disso, reduz drasticamente a latência com acessórios wireless, como AirPods e comandos, para que a reatividade seja máxima.

Mas há muitas mais novidades para descobrir, restando-nos esperar pelo dia 26 de setembro. Naturalmente, nem todos os computadores Apple vão poder ser atualizados, especialmente os mais antigos.

Por exemplo, para esta atualização ficam de fora Macbooks Air e Pro lançados antes de 2018. No que toca ao iMac, é necessário terem um modelo pelo menos de 2019, enquanto que o iMac Pro de 2017 ainda pode ser atualizado para o macOS Sonoma.

Quanto ao Mac mini, ainda conseguem atualizar se tiverem um destes PCs lançados em 2018. Antes disso… bem, podem sempre atualizar para um novo Mac Mini, bons e baratos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados