Humoristas negros vão a palco numa altura em que a representatividade é tão importante.
Inspirado no Def Comedy Jam, programa de stand up comedy onde foram apresentados ao mundo vários humoristas afro-americanos ao longo dos anos 90, em 2013 nasceu o projeto LX Comedy Slam. Tinha o objetivo de diversificar o panorama do humor em Portugal e destacar comediantes negros. A iniciativa não vingou, mas agora, após 10 anos, as noites que provam que pode haver representatividade na comédia nacional estão de regresso a Lisboa.
A Biblioteca de Marvila recebe a 18 de fevereiro, pelas 20h, o início da nova vida do LX Comedy Slam, com uma sessão de stand up comedy com oito humoristas. Já estão confirmados Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Cássia Rodrigues, Wilson Silva e Youre Cabral, e o host da noite será Octávio Ré. Falta saber quem serão os dois restantes, que vão ser selecionados num casting que está a decorrer.
Rainner Brito e Nuno Varela são os organizadores e confessam que o LX Comedy Slam “é um marco importante numa altura em que tanto se fala na representatividade e em criar oportunidades para a comunidade negra em Portugal”. O projeto quer contribuir “para que a comunidade negra se aproxime da comédia e para que humoristas amadores se possam profissionalizar e tenham oportunidades na área”.
Os bilhetes já estão disponíveis online e custam 17,24€, devido às taxas aplicadas.
Este não é o único novo espaço de comédia em Lisboa. Recentemente abriu junto ao Marquês de Pombal o AveNew Comedy Club, com comédia todas as terças à noite.