Lojas do Cidadão e centros comerciais reabrem a 1 de junho. Mas não em Lisboa

E isto explica-se porque o número de infeções está a aumentar naquela região do país.

Lojas do Cidadão
- Publicidade -

Foi durante a tarde de hoje que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou as medidas correspondentes à terceira fase do desconfinamento.

Como já vinha sendo falado, termina a lotação máxima de 50% nos restaurantes. No entanto, e embora isso, na teoria, signifique que os estabelecimentos podem operar no máximo da capacidade, tal não será bem assim, uma vez que é necessário manter o distanciamento de 1,5 metros entre clientes. Além disso, e para operarem no limite do espaço, terão de ser colocadas nas meses uma “barreira física impermeável”, como é o caso dos acrílicos por exemplo.

Ou seja, a decisão parte agora dos restaurantes. Ou operam com lotação reduzida… ou seguem as novas regras.

Dia 1 de junho é também dia de reabertura de cinemas, teatros, salas de espetáculos e auditórios. Reabrem também lojas com área superior a 400 m2, bem como as Lojas do Cidadão, que vão “abrir por marcação prévia ao atendimento e com uso obrigatório da máscara”.

Já o teletrabalho deixa de ser obrigatório, pelo que, para existir, terá de ser acordado “entre entidade patronal e trabalhador”.

No primeiro dia de junho podem também reabrir os ginásios, se bem que com distância de segurança e sem acesso aos balneários.

Estas são regras que se aplicam a todo o país, exceto na Área Metropolitana de Lisboa. São proibidos ajuntamentos acima de 10 pessoas e os centros comerciais e Lojas do Cidadão estarão encerrados pelo menos até 4 de junho. Já as lojas com mais de 400 m2 poderão reabrir, mas aí tudo dependerá de cada autarquia.

Todas as medidas podem ser lidas ao pormenor aqui.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

Estes centros comerciais já contam com um alfabeto de cores inclusivo

Existem atualmente, a nível global, 350 milhões de daltónicos, o que representa 10% da população masculina em todo o mundo.

Há três centros comerciais em Portugal com pontos de recolha Uber

Na prática, os centros comerciais contam agora com espaços exclusivos para os motoristas Uber, de modo a que seja fácil a um cliente encontrar o carro que chamou.

99% das lojas dos centros comerciais já estão a funcionar

É o que diz a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, os bares podem funcionar já a partir de 1 de agosto

Desde que apliquem as regras dos restaurantes.

Governo anuncia três fases para a “libertação”. Discotecas poderão voltar a funcionar em outubro

Espera-se que, em finais de outubro, 85% da população portuguesa esteja totalmente vacinada.

Trust coloca o jogo nas nossas mãos com dois novos ratos

Conheçam o GXT 922 Ybar e o GXT 131 Ranoo.