Resta saber se a Mercadona na Moita irá surgir algures em 2026…
Hoje, dia 14 de fevereiro, a Mercadona resolveu terminar a semana da melhor maneira ao informar que, este ano, irá abrir mais 10 supermercados em Portugal. Loures (Santa Iria de Azóia e Frielas), Penafiel (Milhundos), Fafe, Leiria (Vale Sepal), Matosinhos (São Gens), Palmela, Lisboa (Alta de Lisboa e Quinta do Lambert) e Porto (Amial) são as localizações escolhidas para 2025, sendo que a primeira abertura, em Santa Iria de Azóia, acontece já em março. Segue-se Milhundos, em Penafiel, em abril, ao passo que a loja de Fafe abrirá portas em maio. O Echo Boomer promete ir revelando mais datas de aberturas à medida que as formos descobrindo.
Contas feitas, a empresa encerrará o ano com um total de 70 lojas em funcionamento, fortalecendo a sua posição no setor da distribuição alimentar. E para isso, a empresa está já a contratar para vários dos novos supermercados.
As oportunidades de emprego incluem vagas para operador de supermercado, auxiliar de manutenção e operador de armazém nos blocos logísticos da Póvoa de Varzim e de Almeirim. Todas as posições incluem formação remunerada desde o primeiro dia e contrato efetivo. Durante este período inicial, a empresa cobre todas as despesas associadas, incluindo alimentação, transporte, alojamento e viagens quinzenais para casa.
A política salarial da Mercadona também se destaca. Desde janeiro de 2025, os colaboradores beneficiam de um aumento salarial de 8,5%, fixando o salário de entrada nos 14.963,90€ brutos anuais. Este valor pode atingir os 20.465,10€ ao fim de quatro anos, aos quais se somam subsídios de alimentação, compensação por trabalho noturno, domingos e feriados. Além disso, a empresa oferece um Prémio Anual, que equivale a um salário extra a partir do primeiro ano de antiguidade e a dois salários extra após quatro anos.
Esta fase de expansão assinala também a chegada da Mercadona à cidade de Lisboa, onde abrirá duas unidades. Uma delas, situada na Alta de Lisboa, integrará um novo escritório corporativo, que complementará a sede da empresa em Vila Nova de Gaia. A segunda unidade estará localizada na Quinta do Lambert, no Lumiar.
Mas nem tudo é positivo. No ano passado, ficámos a saber da existência de reuniões para abrir um supermercado da cadeia espanhola na Moita. Meses depois, em setembro, começaram as movimentações no terreno, com o objetivo de construir uma loja que ficaria localizada bem perto da estação de comboios, ao lado do Lidl.
No entanto, a situação mudou. Esta loja, que deveria abrir em 2025, está atrasada.
Obras da loja Mercadona na Moita estão paradas
Na lista de lojas a abrir em 2025, repara-se então na ausência da loja da Moita. Acontece que, apesar de o terreno estar vedado, as obras estão completamente paradas. Não existe sequer alvará, nem uma lona, a anunciar a chegada da Mercadona a breve. Tudo porque, e alegadamente, os donos do terreno reclamam uma indemnização.
Ao longo de 2024, quando os utilizadores questionavam sobre a abertura de uma loja na Moita, a Mercadona, através da sua página oficial de Facebook, ia respondido afirmativamente, avançando que um supermercado iria nascer na zona. Porém, há seis semanas, e ao responder a uma utilizadora, a Mercadona já indicava que, atualmente, não dispunha de “informação de abertura de uma das nossas lojas na Moita”.
Portanto, resta agora saber se esta loja irá ser inaugurada em 2026…