Como criar uma loja de e-Commerce em apenas nove passos

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Comprar online é uma atividade cada vez mais comum em Portugal. Esta mais recente moda surge no âmbito da transformação das formas de comércio tradicional, algo que obrigou muitas lojas físicas a esforçarem-se para atrair os clientes e a modernizar-se.

De facto, as compras online são, cada vez mais, user friendly. Segundo o estudo Observador Cetelem e-Commerce 2018, a grande maioria das pessoas compra diretamente nos sites das marcas. Por exemplo, mais de 80% das pessoas escolhem comprar nos sites das marcas, enquanto 56% vão a plataformas agregadoras, como eBay e Amazon.



Temos ainda páginas de classificados, como o Custo Justo ou o OLX, onde 24% dos consumidores compram. Mas como criar uma loja online? Será um bicho de sete cabeças? No próximo guia, a Zaask mostra que não, sendo mais fácil do que o que parece.

Passo 1 – Criar a empresa online

O primeiro passo para iniciar uma loja de e-Commerce é ter uma empresa ou marca. Podem, por exemplo, fazê-lo na Empresa na Hora ou no Balcão do Empreendedor no Portal do Cidadão.

Quanto a custos, podem ultrapassar os 582€ (360€ para criar a empresa na hora e, se for uma empresa online, custa 180€ + 200€ com o registo da marca, sendo que online fica por 100€ + 15€ a 22€ para registar o domínio, que é válido por um ano).

Devem escolher um domínio (.com, .pt, .net, .org, .eu, etc…) que identifique o website na Internet. A escolha do domínio é muito importante, pois pode inclusive ter influência no futuro tráfego que podem vir a ter.

Escolhido o domínio, só têm agora de o registar em empresas como DNS, Domínios, GoDaddy ou a AMEN.

Passo 2 – Ter presença online

A segunda tarefa que devem realizar é alojar o domínio da empresa num servidor físico, nas instalações da empresa ou numa cloud. Depois, devem optar pelo tipo de presença na Internet:

  • Site institucional, onde podem expor o vosso negócio – com ou sem produtos – mas sem hipótese de vender online. É um modelo para empresas que pretendem dar a conhecer o seu negócio, mas que não querem vender através da Internet;
  • Loja online, onde permitam a venda de produtos e o pagamento online dos mesmos. Indicado para quem pretende dar a conhecer o seu negócio e vender produtos e serviços na Internet.

Passo 3 – Pensar operacionalmente

É muito importante planear como vão operacionalizar toda a estratégia de e-Commerce da vossa marca, tendo de pensar em tópicos como o limite do espaço em disco, a análise dos indicadores do site, a ou as base de dados, o apoio ao cliente, o preço, entre outros.

Se estão a pensar vender online, devem pensar nos modos de pagamento que querem ter no website – não se esqueçam que, quanto mais tiverem, mais facilmente clientes efetuarão a compra. Há várias soluções de pagamento, tais como o cartão de crédito (VISA, MasterCard, MB Way, etc…), PayPal, referência multibanco, entre muitos outros. Devem perceber quais são as melhores soluções de pagamento online para o negócio e clientes.

Quase que nem é preciso referir que é necessária a abertura de uma conta bancária comercial para gerir as transações financeiras online. Para isso, para além da conta, é preciso criar um gateway de pagamento (aplicação para e-Commerce instalada num servidor remoto e mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações online em sites de e-Business).



Passo 4 – Escolher a tecnologia necessária

Se vão ter uma loja online, vão precisar de um software que faça a ligação entre o site e infraestrutura que permita a clientes escolher e encomendar os produtos ou serviços, alterar encomendas e efetuar pagamentos.

Também devem optar por sistemas que permitam efetuar promoções, descontos e outras formas de fidelização de clientes.

Ao mesmo tempo, é importante implementar um sistema informático de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning ou ERP) que integre todas as funções mais importantes da gestão da empresa, que seja certificado e permita a emissão do ficheiro SAF-T para as Finanças. Da mesma forma, se for possível, apostem num sistema informático de gestão dos clientes (Customer Relationship Management ou CRM).

Passo 5 – Fazer benchmarking e pesquisa de palavras-chave

Estes passos podem ser feitos em qualquer etapa do processo e já entra no âmbito do marketing. Aliás, é um processo contínuo. Testem em motores de busca como o Google e ferramentas de keyword research (como o Keyword Planner ou Ubersuggests) algumas expressões que considera serem utilizadas por potenciais clientes para verificar o interesse por temas relacionados com o negócio e observar o número de páginas apresentadas.

Simultaneamente, façam uma investigação sobre a concorrência direta e indireta: registem as melhores práticas de marketing online e tentem fazer melhor. Tentem colocar-se na pele de cliente e tentem chegar a conclusões que permitam implementar as melhores estratégias de modo a que optem pela vossa loja virtual. Não se esqueçam que, independentemente de todas as variáveis, ter o melhor produto é fulcral.

Passo 6 – Estruturar o site

Comecem a organizar toda a informação possível sobre os produtos ou serviços que têm para oferecer, nomeadamente categorias e subcategorias, características, descrição e vantagens, referências, preços, entre outros que acharem relevantes.

Depois, chega a altura de decidir que páginas querem ter no site, que links desejam inserir, que menus, categorias e produtos querem apresentar, entre outros. O mais comum é criar uma homepage com algumas categorias básicas, como “Produtos e serviços” “Sobre nós”, “FAQ”, “Contactos” e “Mapa do site”.

Tirem ideias de sites funcionais e apelativos e construam um design consistente, user friendly, com uma boa user experience e a mesma estrutura de navegação em todas as páginas. Ter bom pessoal de programação web pode ajudar nesta fase.



Passo 7 – Testar a loja online

Depois de fazerem upload dos conteúdos para o servidor, devem testar cuidadosamente o site várias vezes e de diferentes formas. Tenham especial atenção ao funcionamento dos links, compatibilidade com os vários browsers, resolução e compatibilidade do ecrã nos diferentes dispositivos e tempo de carregamento do site.

Passo 8 – Promover o website

Agora falta pôr o marketing da vossa empresa a mexer. Se não promoverem ativamente a loja online, fica mais complicado angariarem clientes. Podem apostar tanto em ações pagas, como orgânicas, sendo que hoje os conteúdos são muito importantes para que um site seja indexado e bem classificado nos motores de busca. Se não têm uma equipa de marketing, podem sempre pedir ajuda a empresas qualificadas.

Passo 9 – Garantir o cumprimento de questões legais

Não se descuidem com as questões legais. É importante obter junto da ACEPI a certificação para lojas online, assegurando o cumprimento dos requisitos legais.

Existem, igualmente, regras de obrigatoriedade de informação, prazos de devolução e proteção de dados dos consumidores, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a cumprir e que devem estar explícitas na informação sobre as condições de compra no website.

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