Lisboa vai contar com mais autocarros, bicicletas e estacionamento em 2020

- Publicidade -

E também mais multas, claro. Estes são os planos da Câmara Municipal de Lisboa para o próximo ano, sendo que a prioridade em 2020 continuará a ser o investimento na mobilidade, numa aposta clara de 72 milhões de euros.

Aliás, desses montante, 33,1 milhões de euros serão aplicados na Carris no próximo ano. Com este investimento, o município de Lisboa quer não só carreiras novas, mas também melhorar a qualidade e frequência do serviço, nomeadamente com o alargamento dos horários, seja durante a semana, aos fins de semana ou feriados.

Segundo o previsto, Lisboa deverá registar um aumento de 40% nos transportes públicos, o que totalizará 693 autocarros. Deverão também existir mais carreiras de bairro e novas faixas de BUS.

Além disso, os lugares de estacionamento ordenado também são para continuar. Se este ano nasceram 17.685 novos lugares, em 2020 deverão surgir mais 10.000.

Mas nem tudo é um mar de rosas. A fiscalização também vai apertar. Quem interromper os corredores BUS, efetuar cargas e descargas fora de horas ou estacionar em segunda fila ou de forma incorreta irá levar com uma coima. E das pesadas.

Ainda no que toca à mobilidade, serão investidos 21,9 milhões de euros nas ciclovias. Consequentemente, a Câmara Municipal de Lisboa irá disponibilizar mais 960 bicicletas Gira nas ruas de Lisboa, além de 60 novas estações de estacionamento.

Ainda em relação a este assunto das Gira, as bicicletas não têm qualquer referência ao peso máximo do utilizador, ao contrário das Jump, da Uber, que aconselha que o cliente não pese mais de 95 quilos. No entanto, as bicicletas da EMEL são indicadas para utilizadores com alturas entre os 1,50 e 1,80 metros.

Claro que isto não quer dizer que pessoas com alturas fora destes valores não possam andar. Apenas não terão uma experiência de utilização tão confortável como seria de esperar.

A capital portuguesa vai ainda contar, não em 2020 mas nos anos seguintes, com uma série de novas praças, uma nova feira popular e a requalificada Doca da Marinha.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados