Aprovada proposta para reduzir em 10 km/h da velocidade máxima de circulação em Lisboa

- Publicidade -

Há vias cuja velocidade máxima de circulação permitida passará a ser somente de 30 km/h.

Era algo que já se falava desde 2020. Na altura, o vereador da Mobilidade de Lisboa afirmava que o município queria impor uma velocidade máxima de 30 km/h na maior parte da rede viária da cidade, ainda que essa regra não se fosse aplicar às chamadas vias principais.

Dois anos depois, eis que é oficial: A Câmara de Lisboa aprovou esta semana uma proposta do Livre que determina a redução em 10 km/h da velocidade máxima de circulação permitida atualmente e a eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados.

Estas serão as novas velocidades máximas de circulação permitidas:

  • 30 km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária;
  • 40km/h nas vias de 2.º nível;
  • 70km/h nas vias de 1.º nível.

Além desta novidade, será também reativado o programa A Rua é Sua, que trará a “eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade em todos os domingos e feriados (anteriormente apenas último domingo de cada mês)”.

Em reunião privada do executivo camarário, e a um documento ao qual a Lusa teve acesso, foi ainda decidido que o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado a todas as freguesias, aplicando-se a “uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais, para que todos os fregueses de toda a cidade possam experimentar fazer as suas deslocações de proximidade a pé de forma segura e confortável sem necessitar do automóvel próprio”.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Há falta sinalização na Avenida das Lusíadas Lisboa, velocidade máxima é de 50 Km devia se colocar vários sinais com durante o trajeto para não distrair mos, tem um só sinal escondido em cada via, parece que andam a caça à multa.
    Acho que deviam colocar mais sinais de velocidade máxima, muitas vezes vamos em pensamento e esquecemos .

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes