Lisboa recebe maior evento de celebração do Orgulho das identidades LGBTI+ na Europa em 2025

- Publicidade -

O Europride irá acontecer de 14 a 22 de junho de 2025.

Em 2022 foram apresentadas duas candidaturas para o ano de 2025 – uma de Lisboa e outra de Magdeburg, na Alemanha. A candidatura de Lisboa, apresentada em conjunto pelas associações ILGA Portugal, Variações, rede ex aequo e AMPLOS, foi eleita por maioria pelas entidades associadas da EPOA – European Pride Organizers Association.

Trata-se de um momento histórico para Portugal, para a cidade de Lisboa e para o Europride, trazendo a cidade para o mapa com a organização de um evento LGBTI+ em grande escala, a ocorrer entre 14 e 22 de junho de 2025. Esta candidatura marca também uma mudança de paradigma naquilo que tem sido até agora a organização da celebração do Orgulho pan-europeia, em que um conjunto de associações parceiras locais une esforços desde o início para apresentar um projeto coeso que agregue as diferentes visões, formas de estar e de viver das nossas comunidades.

Receber o Europride em Lisboa no ano de 2025 significa celebrar quem somos durante uma semana, com atividades várias em diversos pontos da cidade, num momento político sem precedentes no nosso país. Esta vitória trará consigo mudanças políticas e sociais a um nível nacional e europeu, mas também a um nível global, uma vez que representa um momento inédito também para o mundo da Lusofonia, abrindo espaço para que se pensem e mudem formas de pensar e pensar além das perspetivas neo-coloniais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes