Lipovac: Os vinhos de Montenegro já chegaram a Portugal

A melhor forma de conhecer um vinho é prová-lo. E se ainda não conhecemos os vinhos do Montenegro, a Lipovac Wines dá uma ajuda, trazendo-os agora para o mercado português. Na passada sexta-feira, dia 28, a empresa montenegrina apresentou a sua gama de vinhos, composta por seis variedades, no espaço Mundo do Vino.

- Publicidade -

A empresa nasceu pela mão do empresário russo Ravil Shaikhutdinov, que sentiu “amor à primeira vista” quando percebeu o potencial que o Montenegro tinha para oferecer em matéria de natureza e belos cenários. “Reparei que a minha paixão de longa data pelo vinho francês, italiano e georgiano poderia tornar-se realidade neste solo.” Foi a empresa de Ravil que alocou fundos para a construção da destilaria Lipovac, lançada em 2015 em Cetinje, capital histórica do Montenegro.

É aqui, mais precisamente nas encostas Građani, que rodeiam o Lago Skadar (o maior dos Balcãs e uma famosa reserva natural no país), que se encontram as vinhas da empresa vitivinícola. O efeito traduz-se num anfiteatro natural, popularmente apelidado de “vinhedo de nuvem”. Os socalcos suportados por muros de pedra estão sempre virados para o sol e ao longo do dia vão acumulando calor, que libertam nas vinhas durante a noite, fazendo com que as uvas libertem a quantidade máxima de açúcar.

As terras dos Balcãs sempre foram famosas pelo vinho, que estava, no entanto, limitado ao consumo interno. Hoje, a Lipovac desenvolve um projeto enológico de larga escala, que pretende expandir-se para o mercado internacional. Atualmente, as plantações incluem 23 mil videiras e a propriedade possui ainda um hotel na adega, com sete ‘suites’ viradas para as montanhas e as vinhas.

Mas há outra característica que distingue estes vinhos. Além das técnicas tradicionais de vinificação e maturação em barricas de inox e de carvalho francês, a Lipovac usa ânforas e kvevri (ânforas enterradas no chão), uma forma de produzir vinho que remonta ao século VIII a.C. e à época do Reino de Urartu. Esta integra, aliás, desde 2011, a Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

As primeiras colheitas mostraram grande potencial e, em 2015, a Lipovac lançou a sua primeira coleção de vinhos, composta pelas variedades Idea (Chardonnay), Concept (Vranac, uma casta tipicamente montenegrina que também se encontra na Sérvia e na Macedónia) e Model (Vranac e Syrah). Dois anos depois, em 2017, os vinhos das ânforas – Gea (Morava and Gigiac) e Tellus (Vranac) – e um rosé – Harmonia (Vranac) – vieram enriquecer e diversificar a gama.

Esta gama encontra-se disponível para prova e comercialização no Espaço Mundo do Vino – R. de São Bento, nº 15.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,066FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
789SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Sim, os novos episódios de Dexter vão chegar à HBO Portugal

A nova série já começou a ser produzida, com uma data de estreia provisória no outono de 2021.

Crítica – Spiral: From the Book of Saw

Spiral pode oferecer sangue, gore e armadilhas/homicídios brutais o suficiente para os fãs da franchise, mas no geral, não deixa de ser apenas mais uma versão preguiçosa e previsível da fórmula de SAW.