Lipovac: Os vinhos de Montenegro já chegaram a Portugal

A melhor forma de conhecer um vinho é prová-lo. E se ainda não conhecemos os vinhos do Montenegro, a Lipovac Wines dá uma ajuda, trazendo-os agora para o mercado português. Na passada sexta-feira, dia 28, a empresa montenegrina apresentou a sua gama de vinhos, composta por seis variedades, no espaço Mundo do Vino.

A empresa nasceu pela mão do empresário russo Ravil Shaikhutdinov, que sentiu “amor à primeira vista” quando percebeu o potencial que o Montenegro tinha para oferecer em matéria de natureza e belos cenários. “Reparei que a minha paixão de longa data pelo vinho francês, italiano e georgiano poderia tornar-se realidade neste solo.” Foi a empresa de Ravil que alocou fundos para a construção da destilaria Lipovac, lançada em 2015 em Cetinje, capital histórica do Montenegro.

É aqui, mais precisamente nas encostas Građani, que rodeiam o Lago Skadar (o maior dos Balcãs e uma famosa reserva natural no país), que se encontram as vinhas da empresa vitivinícola. O efeito traduz-se num anfiteatro natural, popularmente apelidado de “vinhedo de nuvem”. Os socalcos suportados por muros de pedra estão sempre virados para o sol e ao longo do dia vão acumulando calor, que libertam nas vinhas durante a noite, fazendo com que as uvas libertem a quantidade máxima de açúcar.

As terras dos Balcãs sempre foram famosas pelo vinho, que estava, no entanto, limitado ao consumo interno. Hoje, a Lipovac desenvolve um projeto enológico de larga escala, que pretende expandir-se para o mercado internacional. Atualmente, as plantações incluem 23 mil videiras e a propriedade possui ainda um hotel na adega, com sete ‘suites’ viradas para as montanhas e as vinhas.

Mas há outra característica que distingue estes vinhos. Além das técnicas tradicionais de vinificação e maturação em barricas de inox e de carvalho francês, a Lipovac usa ânforas e kvevri (ânforas enterradas no chão), uma forma de produzir vinho que remonta ao século VIII a.C. e à época do Reino de Urartu. Esta integra, aliás, desde 2011, a Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

As primeiras colheitas mostraram grande potencial e, em 2015, a Lipovac lançou a sua primeira coleção de vinhos, composta pelas variedades Idea (Chardonnay), Concept (Vranac, uma casta tipicamente montenegrina que também se encontra na Sérvia e na Macedónia) e Model (Vranac e Syrah). Dois anos depois, em 2017, os vinhos das ânforas – Gea (Morava and Gigiac) e Tellus (Vranac) – e um rosé – Harmonia (Vranac) – vieram enriquecer e diversificar a gama.

Esta gama encontra-se disponível para prova e comercialização no Espaço Mundo do Vino – R. de São Bento, nº 15.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,709FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
623SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Querem aprender mais sobre vinho? Há workshops gratuitos no Instagram

Numa altura em que a maioria da população nacional está confinada em casa, Francisca van Zeller, PR Manager da Aveleda, decidiu, em conjunto com outros colaboradores da produtora onde trabalha, criar um ciclo de workshops online gratuitos. O objetivo, além da partilha de conhecimento, é comunicar o vinho com curiosos e entusiastas, usando uma linguagem simples.

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo em Évora quer aumentar o enoturismo na região

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo situa-se na Rua 5 de Outubro, n.º 88, no trajeto da Praça do Giraldo para a Sé de Évora e o Templo Romano.

Novo vinho da Ervideira promete fazer sucesso no Inverno

E por algum motivo o chamaram de Branco de Inverno. Afinal, este novo vinho da Ervideira, produtora vitivinícola do Alentejo chega agora ao mercado para provar que tem argumentos para ser bebido várias vezes no Inverno que se aproxima.

As Luzzo Pizzarias já têm o seu próprio vinho

Quando pensamos numa boa garrafa de vinho, pensamos sempre em acompanhar com um prato de carne...
- Publicidade -

Mais Recentes

Como prevenir ataques DDoS: 6 dicas para manter o vosso site seguro

Ser vítima de um Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS) pode ser catastrófico.

Crítica – Lovecraft Country (Temporada 1 – Primeiros 5 episódios)

O que é que acontece quando, a um elenco de qualidade, se junta uma equipa técnica de sonho? A resposta a essa pergunta começa a desenhar-se com os primeiros episódios de Lovecraft Country.