Linha de Cascais vai ser requalificada

- Publicidade -

Estima-se um investimento de 36 milhões de euros.

Está a decorrer o concurso público internacional para a contratação da empreitada de Modernização da Via e Catenária da Linha de Cascais. Com um investimento estimado em 36 milhões de euros, a intervenção integra o projeto de modernização e requalificação integral da Linha de Cascais, cofinanciado pelo POSEUR no âmbito do Portugal 2020, e pretende aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, bem como a eficiência do serviço ferroviário, de modo a incentivar a utilização do transporte público por parte dos milhares de pessoas que diariamente se deslocam para Lisboa.

No âmbito da empreitada está prevista a migração do atual sistema de eletrificação – de 1500 V para 25 kV -, o que permite harmonizar as condições de exploração desta linha com o resto da Rede Ferroviária Nacional e reduzir anualmente em mais de 1 milhão de euros os custos de energia suportados pela CP – Comboios de Portugal com a operação do serviço.

Nesta empreitada estão ainda previstas várias outras intervenções, destacando-se:

  • Implementação de sete novas diagonais de contravia;
  • Alterações de layout nas Estações de Oeiras e Cascais;
  • Criação de uma nova ligação ao Parque de Material de Carcavelos.

O investimento na Modernização da Linha de Cascais tem como principais objetivos promover serviços de transporte mais eficientes de modo a reduzir o consumo de energia de tração, envolvendo a realização de vários trabalhos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados