Novo estudo propõe criar linha de Alta Velocidade de Trás-os-Montes que liga o Porto a Bragança em cerca de 75 minutos

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Esta mesma linha daria acesso à rede de alta velocidade espanhola na linha Madrid-Galiza, o que, em termos práticos, faria com que ir do Porto a Madrid demorasse apenas três horas.

Atualmente, se simularmos o trajeto Porto-Bragança no Google Maps e selecionarmos a opção de transportes públicos, as opções que nos surgem indicam uma viagem que pode demorar cerca de quatro horas. Mas e se, eventualmente, esse tempo fosse reduzido para apenas 75 minutos?

É o que propõe a Associação Vale d’Ouro com um novo estudo para a nova linha de alta velocidade entre Porto – Vila Real – Bragança – Zamora. Tendo participado na consulta pública para o Plano Nacional Ferroviário, o estudo da associação pretende ser uma proposta construtiva que lance a discussão, sobre a possibilidade da construção de uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue o aeroporto Francisco Sá Carneiro e a rede de alta velocidade espanhola a 35 km da fronteira, passando por Paços de Ferreira, Amarante, Vila Real, Alijó/Murça, Mirandela, Podence/Macedo de Cavaleiros e Bragança.

A linha proposta, de tráfego misto e com uma extensão de 265 quilómetros, terá velocidades de 160 km/h até Paços de Ferreira, de 200 km/h até Vila Real e de 250 km/h no restante traçado, representando um investimento que permitirá devolver à região um caminho-de-ferro moderno, invertendo-se uma dependência exclusiva do transporte rodoviário para a mobilidade de pessoas e bens.

A Associação Vale d’Ouro refere que um eixo ferroviário desta importância poderia revolucionar a mobilidade e a acessibilidade da Região Norte. Por exemplo, ir do Porto a Vila Real seria possível em apenas 43 minutos, ao passo que ir do Porto a Bragança é algo que seria feito numa 1h14 minutos (74 minutos).

O mais interessante deste estudo é que o troço terminaria em Otero de Bodas, na região de Zamora, permitindo o acesso à rede de alta velocidade espanhola na linha Madrid-Galiza. Na prática, faria encurtar uma viagem do Porto a Madrid para apenas três horas.

O único senão: trata-se somente de um estudo, pelo que pode até nem acontecer, embora o objetivo da proposta seja mesmo fazer com que algo do género vá em frente. Se se concretizar, só a partir de 2040 é que esta linha de Alta Velocidade de Trás-os-Montes poderia entrar em funcionamento.

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1 Comentário

  1. 2040???? podem fazer um desvio por Mira de Aire onde estáo o cemitério, se faz favor????!!!!! Que parvoice. Voces játêm um linha para Vigo e outra fechada no Pocinho. Arranjem esta e liguem-na a AVE em Espanha

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