Viagens em comboios de alta velocidade poderão custar, em média, 25€

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O que significa que será possível apanhar bilhetes mais caros… ou mais baratos.

A linha que atualmente liga o Porto a Lisboa, a linha do Norte, é a principal linha ferroviária do país. Quase metade de todos os comboios de passageiros e mais de 90% dos comboios de mercadorias efetuados diariamente no país circulam, pelo menos, em parte da linha do Norte. Por esta razão, e apesar de existir procura, não é possível aumentar a oferta de serviço ferroviário no eixo entre o Porto e Lisboa. Além disso, após quase três décadas de investimento na modernização integral da linha do Norte, o melhor tempo de viagem possível de alcançar é de 2h49, podendo reduzir-se para 2h35 quando estiverem concluídas as obras em curso. Desta forma, com a capacidade e o potencial de aumento de velocidade da linha do Norte praticamente esgotado, a solução mais adequada passa pela construção de uma nova linha, com um traçado inteiramente novo.

Era, por isso, inevitável lançar a Linha de Alta Velocidade, cujo concurso para o primeiro troço foi finalmente lançado este mês. Troço esse que vai assegurar a ligação entre o Porto e Oiã, no distrito de Aveiro, um traçado de 70 quilómetros. A obra está orçada em 1950 milhões de euros e funcionará em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

A construção LAV entre Lisboa e Porto está dividida em três fases: uma primeira entre o Porto e Soure (que se subdivide nos troços Porto-Oiã e Oiã-Soure); a segunda, que ligará Soure ao Carregado; posteriormente, será feita a ligação entre o Carregado e Lisboa.

O troço entre Porto e Oiã faz parte da Fase 1 do projeto, onde também se inclui o troço entre Oiã e Soure, e tem um investimento de cerca de 3550 milhões de Euros.

Com a Fase 1 concluída, o tempo de viagem deverá reduzir-se logo das atuais 2h50 para menos de 2 horas. Após a Fase 2, prevê-se que um comboio sem paragens entre Lisboa Oriente e Porto Campanhã faça o trajecto em 1h19, enquanto um serviço com 4 paragens (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia) fará o trajeto em 1h45.

A nova linha Porto – Lisboa tem uma velocidade de projeto de 300 km/h. Esta velocidade foi selecionada de entre vários cenários de forma a permitir um tempo de viagem que seja claramente competitivo com o transporte aéreo e que permita também ligações competitivas com a rodovia entre um leque maior de cidades, que inclui Leiria, Coimbra e Aveiro, mas também Braga, Guimarães, Évora, Faro, Figueira da Foz ou a Guarda, por exemplo.

Além das estações terminais de Lisboa Oriente e Porto Campanhã, que serão ampliadas, os comboios servirão estações intermédias em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia. Todas as estações estarão em locais centrais, de fácil acesso e com ligação a outros serviços ferroviários e de transportes coletivos.

No caso de Leiria, Coimbra e Aveiro, serão utilizadas as estações existentes, que serão também ampliadas e requalificadas. Nestes casos, o acesso às estações faz-se pelas linhas existentes, a linha do Oeste e a linha do Norte, onde serão também necessárias intervenções de aumento de capacidade.

No caso de Gaia, trata-se de uma nova estação subterrânea, num local onde os comboios já circularão a uma velocidade mais baixa, por estarem já perto da estação terminal.

Com o lançamento da LAV, a a linha do Norte continuará a ter uma oferta de comboios Intercidades regular ao longo do dia que continuará a servir as estações que atualmente são servidas com tempos de acesso iguais ou melhores do que os atuais.

Quanto ao preço dos bilhetes, será uma decisão comercial dos operadores. Mas eis que temos agora novidades sobre este assunto

Bilhetes poderão custar 25€… em média

Foi o que disse hoje o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, aos jornalistas presentes na apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã (PUC), que decorreu na Câmara do Porto. “Da avaliação que fizemos, os comboios vão ser maiores, vão transportar mais passageiros, vão ser mais rápidos, vão fazer mais viagens, e a expectativa é que um bilhete possa custar na ordem dos 25 euros na ligação Porto-Lisboa, o que compara com os atuais cerca de 40 euros no Alfa Pendular”, disse o responsável.

“Com certeza que teremos muitos preços diferentes. Quando falo de 25 euros de média, significa que teremos bilhetes mais baratos, bilhetes mais caros, depende da altura em que são comprados, um bocadinho como nos autocarros”, confessou Carlos Fernandes.

De facto, o único motivo que poderá justificar os 25€ de preço médio por bilhete é mesmo o facto de vir a ser um serviço moderno, confortável e, tal como está previsto, colocar alguém no Porto, partindo de Lisboa, em apenas 1h15. Isto porque serviços como a Gipsy e FlixBus levam os passageiros por apenas… 5,99€. E são preços que se conseguem logo para o dia seguinte, não sendo necessário descobrir uma data no calendário onde os valores estejam mais em conta.

Por exemplo, no caso do Alfa Pendular, cuja viagem até à Estação de Campanhã dura 2h49, partindo de Lisboa-Oriente, é preciso uma semana de antecedência até encontrar-se preços mais simpáticos, como 16,50€ (preço promocional) por viagem.

Em todo o caso, será preciso esperar ainda uns 10 anos, sem contarmos com atrasos, para essa viagem de 1h15 de comboio ser realidade. Sim, a Linha de Alta Velocidade somente ficará totalmente concluída em 2034.

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