fbpx

Liga MEO Surf: Ação de limpeza de praia recolheu 100 quilos de lixo

A iniciativa inaugural, na Ericeira, das limpezas concertadas de praia a nível nacional que decorrem durante a Liga MEO Surf, teve como resultado final a recolha de aproximadamente 100kg de lixo, com especial incidência no plástico (99%). Com o apoio da Fundação PT, esta primeira ação contou com a participação de cerca de 200 alunos da Escola EB 2+3 da Ericeira, com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos, juntando-se ainda a participação adicional de vários voluntários.

Com as tempestades de inverno que se têm feito sentir, e apesar dos inúmeros esforços das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, a presença de lixo nas praias é uma realidade que requer o envolvimento de todos, estando já prevista uma segunda iniciativa de limpeza por ocasião da 2ª etapa da Liga MEO Surf, nos próximos dias 4 a 6 de Maio na Praia de Matosinhos.

Apesar do ativo envolvimento da Câmara Municipal de Mafra e da Junta de Freguesia da Ericeira, os referidos 100kg de lixo foram recolhidos numa faixa junto ao mar de aproximadamente 200 metros, sendo possível extrapolar que a faixa costeira de Portugal continental possa compreender cerca de 600 toneladas de lixo regularmente trazido pelas ondas.



Com esta realidade em mente, a iniciativa ambiental apoiada pela Fundação PT que está agendada para o Renault Porto Pro terá novamente a participação de mais de 150 alunos de escolas locais. A limpeza de praia seguirá uma lógica educacional e de consciencialização ecológica que reforçará o conceito de que, apesar de falarmos de lixo proveniente do mar, o facto é que esse lixo é produzido em terra, tornando-se numa ameaça com forte impacto não só na nossa cadeia alimentar como também na urgente preservação das ondas e praias de Portugal.

No Porto e Matosinhos, as iniciativas voltam a decorrer com a coordenação da Plastic Sun Days e a Lixo Zero Portugal, contando também com a presença da OPO’Lab, que disporá de máquinas do projeto Precious Plastic, que transformam plástico em novos objetos de utilidade diversa.

Quanto à Liga MEO Surf, todas as etapas têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz Seguros, Somersby, Moche, Rip Curl e das Câmaras Municipais do Porto e Matosinhos, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Oeiras já tem uma praia pet friendly

Contudo, os donos dos patudos têm de seguir uma série de regras.

Dicas básicas de uso e limpeza para evitar possíveis contágios ao usar o smartphone

O smartphone é uma ferramenta de uso diário que nos acompanha em todos os lugares e está em contato direto com as mãos e o rosto. É, por isso, um dispositivo que fornece muitas horas de entretenimento.

Municípios têm até 2025 para implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis

Em Portugal, deitam-se para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano, sendo que apenas 4,3% destes resíduos é enviado para valorização.

Pingo Doce e LPN recolheram 2,6 toneladas de lixo das praias

Falamos exatamente de 2.608 toneladas de resíduos de lixo recolhidos de 15 praias de Norte a Sul do País. Estas ações de sensibilização e limpeza envolveram 1350 voluntários (crianças de agrupamentos escolares convidados, clientes Pingo Doce e colaboradores da Liga para a Proteção da Natureza e do Pingo Doce) no âmbito do programa Amar o Mar.
- Publicidade -

Mais Recentes