A LG promete brilho elevado para a categoria mais acessível, mas com sacrifícios no tratamento antirreflexo.
A LG Display está a preparar uma nova família de painéis OLED destinada ao segmento de entrada, prevista para chegar ao mercado ainda este ano. A empresa, que fornece tecnologia não só à sua LG Electronics, mas também a marcas como Panasonic, Philips e até Samsung, vai introduzir a série OLED SE, uma alternativa mais económica às gamas OLED EX e aos avançados painéis RGB tandem utilizados em modelos topo de gama como a LG G5 e a futura G6.
A designação “SE” significa Special Edition, embora o caráter “especial” esteja sobretudo no preço reduzido. Estes painéis foram concebidos para competir diretamente com televisores LCD equipados com retroiluminação mini‑LED, oferecendo um brilho máximo anunciado de até 1.000 nits e tamanhos que podem chegar às 83 polegadas, sabendo-se que modelos de entrada como a futura LG OLED B6 deverão ser os primeiros a adotá-los.
Contudo, para reduzir custos, a LG Display optou por remover a tradicional camada polarizadora, substituindo-a por um revestimento reflexivo. De acordo com as informações avançadas pelo FlatpanelsHD, esta alteração permite aumentar o brilho com menor complexidade de fabrico, mas traz como consequência um aumento dos reflexos e do brilho ambiente no ecrã. A fabricante, contudo, garante que o desempenho continua comparável ao de televisores mini‑LED tradicionais.
Apesar das concessões, os principais pontos fortes da tecnologia OLED mantêm-se intactos, com pretos perfeitos, contraste praticamente infinito, escurecimento por pixel, tempos de resposta muito baixos e excelente nitidez de movimento. A série OLED SE cobre 95% da gama DCI‑P3 e oferece uma taxa de atualização nativa de 120Hz, características que continuam a colocá-la acima da maioria das opções LCD de entrada.
