Uma nova experiência turística em contexto de Natureza.
Há um caminho em plena Natureza, que serve o lugar de Abadim, no município de Cabeceiras de Basto, e que está destinado a grupos e famílias dispostos a serem guiados pelos sons do caminho da água e dos silêncios que também se ouvem. Chama-se a Levada da Víbora e é uma das grandes apostas do município.
A Levada da Víbora começa o percurso circular ascendente na zona de Lazer da Barragem do Oural, na freguesia de Abadim, e passa pelo núcleo de Moinhos de Rei, pela zona de Lazer da Víbora e por entre um bosque de pinheiros bravos, carvalhos, castanheiros e madressilvas. É na subida para a aldeia mais pequena de Cabeceiras de Basto que se alcança o miradouro natural de Porto D’Olho, no alto do Outeiro da Varela, com vistas desafogadas para a serra e para o serpenteado dos campos de cultivo.
Ao longo de todo o percurso, será possível observar a fauna e flora locais. Já a caminhada de regresso à zona de lazer da Barragem do Oural poderá ainda guardar algumas surpresas, como o avistamento de cavalos garranos, raposas, sardões ou aves de rapina. Quanto às víboras cornudas, que dão nome a esta experiência turística, os encontros são bem mais raros. As lendas deram-lhe a fama, mas é raro encontrar um exemplar.
Nesta experiência turística à Levada da Víbora junta-se uma mão cheia de outras propostas de visita obrigatória em Cabeceiras de Basto, com propostas de roteiro para um ou dois dias. O Mosteiro de São Miguel de Refojos, o Núcleo Museológico de Arte Sacra, a Casa de Lã de Bucos, a visita ao maior espigueiro do Minho e a degustação de produtos típicos e provas de vinhos da Região… são mil e uma experiências únicas prontas a ser reveladas.