Há brinquedos, casaquinhos, trelas, coleiras, lenços e bolsas para saquinhos.
Em novembro de 2022, a Mcdonald’s Portugal reciclou as suas fardas antigas e deu-lhes um fim de vida útil através de um projeto de economia circular com forte vertente solidária. Basicamente, a empresa transformou essas fardas antigas em sacos de tecido reutilizáveis, que foram doados para os Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto que a Fundação Infantil Ronald McDonald entrega a famílias que acompanham as suas crianças internadas em sete hospitais em Portugal.
Mas como havia tantas fardas por reciclar, a Mcdonald’s Portugal resolveu disponibilizar também esses sacos aos seus clientes em fevereiro do ano passado, que os puderam adquirir por 75 pontos através da app MyM.
Já em fevereiro deste ano, foi a vez da IKEA repetir a gracinha, com o lançamento da VÄXELBRUK, uma nova coleção criada a partir das antigas fardas dos seus colaboradores. Composta por 16 produtos, entre os quais cortinas, capas de almofadas, mantas e sacos, esta coleção é um projeto-piloto que dá uma nova vida às conhecidas fardas dos colaboradores IKEA, promovendo a importância da circularidade e do aumento do ciclo de vida dos produtos.
Os artigos foram desenvolvidos através de fibras recicladas das fardas de colaboradores de diferentes lojas IKEA na Europa. De forma a garantir que as peças apresentavam as expressões de cor desejadas e seguiam os padrões de qualidade exigidos, as fibras recicladas foram misturadas com outros materiais, tais como poliéster reciclado de garrafas PET e restos de outros têxteis.
Todo este contexto serviu para chegarmos à Leroy Merlin, que também deu uma nova vida a fardas antigas. A especialista em bricolage, construção, decoração e jardim, juntou-se à startup portuguesa United to Remake e lança a coleção PET, composta por acessórios para animais – brinquedos, casaquinhos, trelas, coleiras, lenços e bolsas para saquinhos -, feita a partir de fardas em fim de vida.
Os colaboradores entregam a farda em fim de vida em loja e, depois de juntar um número significativo de caixas com fardas, estas são enviadas para a plataforma local através de logística inversa – isto é, aproveitar a viagem de retorno dos camiões vazios depois de deixarem a mercadoria em loja, trazendo assim as fardas sem acréscimo de viagens extra – sem impacte ambiental. Depois das fardas estarem centralizadas, é feito o envio para a United do Remake.
A gama PET está disponível na loja online da United to Remake, com entrega em 48 horas.