Leiria: reforço e nova linha do serviço público de transportes vai custar mais de 18 milhões

- Publicidade -

Já abriu concurso público e prevê-se estar em funcionamento no início de 2025.

O Município de Leiria vai lançar um concurso internacional para o serviço público de transporte rodoviário de passageiros na cidade, mais conhecido por Mobilis. O investimento é superior a 18 milhões de euros e o contrato terá a duração de oito anos. O objetivo é melhorar a oferta disponível e responder às reais necessidades dos leirienses, com a sustentabilidade, a qualidade ambiental e a inovação tecnológica em vista.

A frota automóvel do prestador deverá ser composta por sete viaturas elétricas e, a partir de setembro de 2025, deverá aumentar para 13 veículos movidos a bateria por eletricidade e por seis a diesel, com o objetivo de contribuir para a descarbonização do setor. Também a idade dos veículos vai ser uma regra a cumprir: a média não poderá ser superior a dez anos e a frota não poderá ter autocarros com mais de 14 anos, devendo estar adaptados à procura de cada uma das linhas.

Quanto às linhas, as atuais linhas 1 (Estação), 2 (Hospital) e 9 (uMOB – Politécnico) vão ser reforçadas a nível de autocarros e de horários, e vai surgir uma décima linha, a iniciar em setembro do próximo ano. Esta nova linha fará a ligação entre a futura Central de Mobilidade de Leiria e os parques de estacionamento gratuito na zona das Olhalvas (existente) e junto à Rotunda D. Dinis (em fase de projeto), cujo percurso deverá incluir passagem por alguns dos serviços públicos relevantes, como a Câmara Municipal e Segurança Social, a Loja de Cidadão e o Teatro José Lúcio da Silva.

Outro dos critérios é a conexão do sistema Mobilis ao Leiria Smart City,o sistema informativo que permite a georreferenciação de toda a frota, bem como ter acesso a determinados dados em tempo real, nomeadamente a horários e eventuais atrasos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados