Projeto Leiria H2.Mobilis vai ligar Leiria e Marinha Grande através de autocarros movidos a hidrogénio verde

- Publicidade -

Numa segunda fase, o objetivo é fazer com que este metroBus funcione também em Pombal e Fátima.

Em 2022, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) apoiou a aquisição de 73.061 passes de utilização mensal nos transportes públicos, o que representou um investimento superior a 1 milhão de euros comparticipados em 80% pelo Fundo Ambiental.

Deste total, 70% correspondem a passes dos sistemas urbanos de Leiria, Marinha Grande e Pombal (mais de 50 mil passes) e 30% a passes dos restantes serviços de transportes incluindo os passes ferroviários (cerca de 23 mil passes). Em média, foram apoiados cerca de 6100 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe, o que equivale a um desconto médio de 15€ por passe.

Comparativamente a 2021, constatou-se um aumento de 54% no nº de passes apoiados no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), sendo semelhante o aumento quer no sistema urbano que nos restantes sistemas.

Recorde-se que, para completar os níveis de oferta nos municípios de menor densidade, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria iniciou um novo serviço de transporte flexível, o designado MOBI Região de Leiria, já em pleno funcionamento no concelho de Alvaiázere e no concelho de Castanheira de Pera.

Em termos globais, no ano de 2022, a CIM da Região de Leiria investiu no apoio ao serviço público de transportes de passageiros mais de 3 milhões de euros, em medidas de redução tarifária, financiamento dos défices de exploração e para a manutenção dos serviços essenciais, montante financiado em 80% por verbas do Fundo Ambiental e, o restante valor, repartido entre os municípios e outros programas geridos pela Comunidade Intermunicipal.

Para este ano há vários desafios no que à mobilidade regional e da descarbonização ambiental diz respeito, como é o caso de um projeto piloto de mobilidade verde (autocarros movidos a hidrogénio) a desenvolver entre as cidades de Leiria e Marinha Grande. Aliás, e para que o projeto efetivamente avance, a CIMRL vai proceder com uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para implementar o projeto Leiria H2.Mobilis entre as duas cidades. O investimento estimado é de 2,5 milhões de euros.

Numa segunda fase, o objetivo é fazer com que este metroBus funcione também em Pombal e Fátima.

Foto: CIMRL

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados