Leiria. Obras na Mouzinho de Albuquerque para devolver o centro da cidade à população

- Publicidade -

Esta é uma obra com um investimento total de 1,7 milhões de euros, financiados a 85% por fundos comunitários.

A empreitada de requalificação da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e das ruas envolventes arrancará até ao final do mês de junho, anunciou esta sexta-feira o Município de Leiria, em conferência de imprensa, onde foram destacados as vantagens e os benefícios da obra, bem como o planeamento previsto para a sua execução.

Para além da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, a intervenção inclui parte da Rua de São Francisco e da Rua Coronel Teles Sampaio e o Beco de São Francisco, tendo como grande objetivo devolver o centro da cidade à população, através da criação de melhores condições de conforto e de segurança.

Será dada prioridade à circulação pedonal e à permanência de pessoas e, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades económicas e comerciais e para uma maior vitalidade e atratividade do centro histórico, meta que se pretende ver atingida também com a redução das emissões de carbono, servindo de incentivo à reabilitação do edificado mais degradado.

Com vista a minimizar os constrangimentos para moradores, comerciantes e trânsito, o Município dividiu a zona a intervir por troços, estando previsto que a requalificação inicie na Rua de São Francisco e, pouco depois, na Rua Coronel Teles Sampaio, já que é expectável que o encerramento destas artérias não traga alterações profundas à circulação do trânsito.

A execução das restantes fases já se encontra planeada, mas o seu cumprimento estará dependente do desenvolvimento da obra, já que são várias as situações que poderão condicionar o planeamento previsto, nomeadamente os eventuais achados arqueológicos, as condições climatéricas ou um potencial atraso na entrega de materiais, entre outros.

Certo é que, já a pensar na época do Natal, o faseamento da obra procurará ter todas as condições para a normal realização das compras tradicionais desta altura do ano, sem prejudicar o volume de negócios e de receitas dos comerciantes.

Os trabalhos preveem a requalificação das infraestruturas enterradas, que se encontram obsoletas e desadequadas, o reordenamento do trânsito, através da sobrelevação do piso e da redução para uma via de circulação na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na Rua de São Francisco, a criação de um total de 19 lugares de estacionamento (incluindo cargas e descargas), o alargamento de passeios, a eliminação de barreiras arquitetónicas, mais arborização e mais uma ilha ecológica a instalar na Rua Coronel Teles Sampaio Rio.

Com esta obra, o Município disponibiliza ainda uma nova ferramenta de comunicação: com recurso ao Whatsapp, os interessados poderão receber informações sobre alterações de trânsito de forma mais rápida, através do envio de uma mensagem para o número 967 420 650, com o texto “Subscreve Mouzinho [Nome]”.

Esta é uma obra com um investimento total de 1,7 milhões de euros, financiados a 85% por fundos comunitários, e prevê-se que os trabalhos estejam terminados até junho do próximo ano.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Burger King abre novo restaurante em Leiria ainda este ano

Porém, há outro restaurante que os residentes na cidade pedem muito: um KFC.

IKEA inaugura novo Estúdio de Planificação em Leiria

A data exata de inauguração ainda não foi divulgada.

FlixBus celebra chegada a Leiria e Castelo Branco com 10 mil bilhetes a menos de um euro

Mas atenção que o número de viagens promocionais em cada rota é limitado...

Rádio Popular abriu uma loja gigante em Leiria

É a segunda e maior loja da marca na região.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Substituição de uma das principais condutas no abastecimento de água a Lisboa vai criar constrangimentos no trânsito

Reabilitação da Conduta Telheiras – Calçada de Carriche condiciona trânsito no sentido Odivelas-Lisboa já este mês.

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.