Las Brasas trouxe para o bairro de Alvalade carne de qualidade da Península Ibérica

- Publicidade -

Doses generosas, preços razoáveis e, acima de tudo, muito sabor. Não há como falhar.

É impossível ficar a par de todos os restaurantes que vão abrindo em Lisboa – não estou sequer a falar a nível nacional. Mas quando falo na cidade com mais população do país, a oferta é tanta que, por demasiadas vezes, torna-se difícil decidir onde queremos ir almoçar ou jantar.

Se muitos restaurantes abrem, com conceitos ditos “inovadores”, praticamente todos os dias, muitos outros vão fechando portas, havendo variados casos em que esses negócios sem sequer aguentam um ano de existência. É um ramo duro, o da restauração.

Alvalade é um dos casos que vai recebendo diversas novas propostas. No conhecido bairro português, há sempre espaço para novos conceitos e ideias, ou outros que tentam trazer o que de melhor se come na Península Ibérica… e não, não falamos de tapas, mas sim dos autênticos grelhados ibéricos. É pelo menos isso que promete o Las Brasas – Assador Ibérico, uma das mais recentes propostas no coração de Alvalade, onde há muito sabor para dar aos clientes.

Aberto desde o início de setembro do ano passado, o Las Brasas faz parte do portfólio do grupo Food Collection, que conta com nomes conhecidos para quem segue o nicho da restauração, como é o caso do Jamie’s Italian, Udon, Veracruz e o The Optimistic, entre outros. Mas aqui o foco vai para as carnes maturadas e que fazem do Las Brasas, garantimo-vos, o novo menino bonito no que toca a grelhados de qualidade.

Dar de caras com o Las Brasas é relativamente fácil, embora localizado numa zona de difícil estacionamento, pois parece que foi ali colocado, parte em cima do passeio, sem pedir licença. Mas pediu, e ainda bem, pois é bem provável que, em pouco tempo, passe a ser um dos restaurantes preferidos da malta para grupos.

Com uma decoração moderna e luminosa, há vários detalhes que saltam à vista nos primeiros minutos dentro do Las Brasas. Primeiro, há uma espécie de balcão central onde estão instalados os dois fornos Josper, alimentados a carvão, de onde saem os deliciosos cortes para as mesas dos clientes. Depois, as três arcas instaladas em frente às mesas onde ficam diversos cortes a maturar – estavam várias peças de Entrecôte nas arcas aquando da nossa visita, num processo que serve para apurar sabores e amaciar texturas. E neste caso, o processo de maturação pode ir até aos 21 dias, consoante a necessidade, mas a maturação mínima das carnes é sempre de 14 dias.

Outro pormenor diz respeito aos lugares sentados, que são 88. Não parece, mas o Las Brasas é muito maior do que o que aparenta. No piso principal temos 44 lugares sentados, mas, se seguirmos pelo corredor, descermos as escadas e seguirmos pela esquerda, iremos dar a uma sala onde existem mais 44 lugares. Mas esta sala é especial… ou privada, digamos antes assim, pois é especialmente indicada para reservas de grupos, que queiram ter alguma privacidade. Mas atenção: só funciona às sextas, sábados e domingos.

Vamos então ao que interessa, a comida. A carta do Las Brasas não é nada complicada – embora com os nomes em Espanhol, está tudo traduzido e explicado para Português -, indo direta ao assunto, sem ter demasiadas opções nas quais os clientes se possam baralhar. Por exemplo, um dos destaques vai logo para o pão, que é ali do bairro de Alvalade, que surge na mesa acompanhado por manteiga com alho e ervas de Provence.

Mas restaurante ibérico que se preze tem de apostar nos petiscos/tapas, e aqui há opções clássicas, como os Pimentos padrón assados na brasa com flor de sal de vinho tinto, Morcela assada na brasa com chutney picante de abacaxi, os fabulosos Croquetes de rabo-de-boi assado nas brasas, estufado e desfiado, os Ovos rotos, Camarão salteado, Tártaro de Lomo (Lombo de novilho, mostarda de Dijon, gema de ovo e queijo grana-padano), entre outras opções. Tendo o Echo Boomer ido ao Las Brasas para provar precisamente variadas opções de carne, foi exatamente isso que fizemos, tendo pedido os Croquetes de rabo-de-boi e o Tártaro de Lomo. E, caros leitores… que croquetes divinais! Já provámos tantos e tantos, mas não nos lembramos de, alguma vez, termos provado uns assim TÃO BONS. Molhá-los na curta dose de maionese que vem no prato não é obrigatório – mas pode ajudar -, mas este é um petisco que ficará certamente na memória. A carne, super saborosa, estava perfeitamente desfeita, belissimamente estufada e desfazia-se na boca. É díficil objetivar tamanha maravilha.

No caso do Tártaro de Lomo, também levou nota positiva, como seria de esperar. Chega ao prato todo bonitinho, com um empratamento engraçado, mas logo depois um elemento do staff trata de fazer o que é suposto… misturar tudo! Com finas tostas nas quais podem meter o lombo de novilho por cima, como que a emular uma tapa, vão certamente ficar a lambuzar os dedos. E muito bem a escolha do queijo grana-padano, naturalmente isento de lactose.

Depois deste começo maravilhoso, o melhor ainda estaria para vir com a secção Carnes del asador, assadas nas brasas do forno Josper. E aqui é onde vão ter maior dificuldade a escolher, pois é provável que vos apeteça provar tudo. Há três opções para quem quiser um corte só para si – Lomo (Corte do lombo de novilho), Lomo Madurado (Corte premium do lombo de novilho maturado) e Lomo Bajo Madurado (Corte da parte traseira da vazia de novilho maturado) – e depois há quatro opções para dividir com outra pessoa: Mezcla de Cerdo Ibérico (Lagartos, abanicos e plumas de porco ibérico), Chuletón Madurado (Costelão de novilho maturado, retirado do vão da vazia), Entrecot Madurado (Corte da Vazia sem osso, maturado) e o impressionante Tomahawk Madurado (corte com osso do arco costal de novilho, maturado, marmoreado e suculento). Portanto, seis opções ao todo – cinco cortes distintos de novilho e um de porco ibérico.

As opções para uma pessoa contam todas com uma porção de 250gr, enquanto que as opções para duas pessoas variam entre as 500gr (Mezcla de Cerdo Ibérico), 620gr (Entrecot Madurado), 700gr (Chuletón Madurado) e 1,5kg (Tomahawk Madurado).

Aqui temos de confessar uma coisa: não somos propriamente adeptos de pedir um único prato a dividir por dois. A primeira razão é que, com mais pratos, há mais variedade, logo sabores diferentes. E em segundo porque, de todas as vezes que pedimos pratos de carne a dividir por dois, sentimos sempre que, no final, ficava a faltar mais alguma quantidade – a verdade é que há muita gordura que conta para a gramagem do produto e que não é depois devorada, obviamente. E não ficávamos totalmente saciados.

Foi por isso que nos lançámos ao Lomo Madurado, para uma pessoa, e ao Entrecot Madurado, para duas pessoas. Aquando do nosso pedido, o funcionário que nos atendeu ainda interpelou com um “tem a certeza? Olhe que depois é muita carne, mas também não há qualquer problema”, tendo a nossa equipa explicado as razões já descritas. E mesmo depois do colaborador ter ido buscar um Entrecot para nos mostrar o tamanho, explicando que ia perder um bocadinho de volume na brasa, mas ainda assim mais que suficiente para duas pessoas, resolvemos na mesma arriscar com o pedido. Na prática, estávamos a pedir comida para três pessoas.

Pois bem, devíamos ter dado ouvidos ao simpático funcionário. A peça de Entrecot Madurado é perfeita para duas pessoas, o que significa que ninguém vai ficar com fome ou com aquela sensação de não ter saciado totalmente o apetite. Por isso, já sabem, caros leitores: numa ida ao Las Brasas, caso acompanhados, se optarem por uma peça para duas pessoas, saibam que estarão a fazer uma ótima escolha.

As carnes do assador são servidas em tábua, para uma ou duas pessoas, com flor de sal e tomate assado. À parte, mas incluídas em todas as opções destas Carnes Del Asador, estão as batatas fritas em palitos.

As fotos falam por si, mas a qualidade é incrível, ainda que a nossa preferência tenha ido para o Lomo Madurado, com aquele sabor um pouquinho mais intenso a churrasco, numa carne super macia e suculenta. O Entrecot também não desiludiu, tanto que sobrou muito pouco – não esquecer que pedimos, neste caso, um total de 870 gr de carne… Ah, e apesar do staff perguntar sempre pelo ponto da carne, é praticamente imperativo pedirem carne mal passada.

Para além da carne de novilho e do porco ibérico, o menu tem outras opções que parecem deliciosas, inseridas na secção De Las Brasas Al Plato, onde constam pratos como o Arroz de Pato Ahumado (Arroz cremoso de pato fumado, servido com enchidos ibéricos), Cerdo Ibérico a Las Brasas con Migas de Ajo (Porco ibérico assado na brasa com migas de alho e coentros), Panceta de Cerdo Grujiente (Barriga de porco crocante em puré de couve-flor com pickles de cebola roxa), Atún a Las Brasas (Atum na brasa com cebolada, pimentos assados e esmagada de batata), Bacalao a Las Brasas Troceado (Bacalhau na brasa lascado, servido com batata assada e salteada em alho e coentros) e Espetada de Calamares y Camarones (Espetada de lulas e camarão com batata assada e salteada com azeite, alho e coentros). E nem falta um hambúrguer, com o mesmo nome do restaurante, composto por pão brioche, carne de novilho, maionese de alho confitado, tomate, cheddar curado, molho de cogumelos e compota de cebola roxa.

Como o espaço para uma sobremesa era praticamente nulo, não pedimos duas sobremesas, mas apenas uma, sendo que a nossa escolha recaiu pela Tarte de Queso Vasca con Salsa de Frutos Rojos, ou por outras palavras, uma fatia de Cheesecake tradicional do País Basco servido com molho de frutos vermelhos. A diferença para o cheesecake que estamos habituados a comer? É que esta versão é menos doce, não tem a base feita de bolacha/biscoito triturado, que lhe dá aquela ligeira crocância, e tem o topo queimado. Qualquer amante de cheesecake irá gostar desta versão… e provavelmente até pedir uma segunda fatia. Deliciosa!

Quem estiver mais numa de chocolate pode optar pelo Pastel de Mousse de Chocolate 70% con Arena de Cacao (Base de bolo de chocolate com recheio de mousse e crumble de cacau) ou pelo Crumble de Manzana (Crumble de maçã com gelado de canela ou baunilha).

E é isto. Sem inventar muito, o Las Brasas consegue ficar na nossa memória e na nossa lista de restaurantes para recomendar a amigos e familiares. Já contamos os dias para regressar…

O Las Brasas está aberto todos os dias, das 12h às 23h, na Avenida da Igreja 22C, em Alvalade. Para reservas, podem fazê-lo via TheFork ou ligando para o 966003301.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados