A teleconsulta através da Linha SNS24 integra-se no SNS e todos os atendimentos realizados ficam registados no histórico de saúde do utente.
O Governo lançou um novo serviço de teleconsultas na Linha SNS24, com o objetivo de oferecer uma solução rápida e eficaz para utentes com condições de saúde não urgentes. Disponível desde 17 de dezembro e em fase experimental durante três meses, este serviço destina-se a quem reúna os critérios clínicos para atendimento à distância, após triagem realizada pela Linha SNS24.
O objetivo do novo serviço é melhorar o acesso aos cuidados de saúde e otimizar os recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Após a triagem e avaliação realizada por um profissional da Linha SNS24, o utente poderá ser encaminhado para uma consulta por telemedicina com médicos especializados em medicina geral e familiar, através de uma videochamada.
A consulta será realizada numa plataforma online, acessível pelo Portal SNS24 ou pela aplicação móvel SNS24, caso o utente tenha a app instalada. Durante a consulta, o médico terá acesso aos sistemas informáticos do SNS, o que lhe permitirá fazer o diagnóstico, prescrever medicamentos e definir um plano de tratamento. Se necessário, o médico poderá recomendar um atendimento presencial, caso a condição do utente assim o exija.
Para utilizar o serviço de teleconsulta, o utente precisa de um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet, além de garantir que está num local calmo, para preservar a confidencialidade da consulta. O serviço é gratuito e pretende evitar deslocações aos centros de saúde, oferecendo uma forma prática, eficaz e segura de consultar um médico.
A teleconsulta através da Linha SNS24 integra-se no SNS e todos os atendimentos realizados ficam registados no histórico de saúde do utente, com o relatório clínico disponível ao final de cada consulta.