La Brasserie de L’Entrecôte celebra 30 anos com novidades na carta, mas a especialidade da casa continua inconfundível

- Publicidade -

E há um vinho muito especial criado para o ocasião.

Já não visitávamos a La Brasserie de L’Entrecôte Chiado desde 2019, ano em que, além de ter apostado na renovação do restaurante – afinal de contas falamos de um espaço que abriu em 1993, num edifício do século XVIII -, houve também novidades no menu. E agora, quatro anos depois, regressámos para conhecer mais novidades.

E ao longo deste tempo, algumas novidades surgiram, como por exemplo a possibilidade de receber a especialidade da casa da La Brasserie no conforto do lar graças à Glovo, numa parceria estreada em 2020. Ou a abertura de um espaço no Centro Colombo em dezembro desse ano.

Mas regressemos a 2023, graças a um almoço de imprensa no qual o Echo Boomer esteve presente. E foi efetivamente um prazer regressar ao ambiente acolhedor e intimista do La Brasserie de L’Entrecôte Chiado, que nunca perdeu a unicidade do contexto característico da brasserie francesa, nem deixa a descurar a arquitetura histórica de um edificado que faz parte do património da Baixa Pombalina.

É certo e sabido que a La Brasserie de L’Entrecôte é conhecida pelo seu famoso e único prato, mas isso não quer dizer que não possam existir melhorias ou novidades no menu.

Por exemplo, e para abrir o apetite para o prato principal, a Brasserie traz uma nova tábua de queijos, com queijo Reblochon de Savoie, Comté e Boursin com compota e nozes. Já nos patés, além dos anteriormente existentes patés de salmão e de manjericão, juntou-se agora o de tomate seco. A única dificuldade aqui vai ser mesmo resistir, porque é tão provável estas entradas vos chegarem à mesa como tão rapidamente desaparecerem de tão boas que são.

A outra novidade diz respeito à secção das saladas, que chegam primeiro à mesa antes do prato principal. Saiu a de Camarão e Espargos ao molho de Espumante para entrar a Salada com Profiteroles recheados com Creme de Bacalhau, creme esse constituído apenas pelo ingrediente base, azeite, pimento verde e maionese. Aposta acertada – na nossa mesa quase toda a gente arriscou nestes profiteroles salgados, quando bem sabemos que costumam ser recheados com natas ou gelado.

Com o estômago a pedir por mais, foi impossível resistir à especialidade da casa: o Entrecôte tenro e suculento, fatiado e servido com um molho complexo e aromático, confecionado a partir 18 secretos ingredientes, acompanhado pelas batatas fritas à francesa, servida à descrição, sempre estaladiças. Carne ótima (temos sempre preferência por mal passada), bem saborosa e com um molho fenomenal que nós deixa querer comer mais e mais.

E se, em 2019, a La Brasserie de L’Entrecôte tinha apostado numa nova carta de vinhos, contando com várias referências como sugestões de pairing com o prato estrela, desta vez a marca criou, em parceria com a Casa Relvas, uma garrafa de vinho tinto alentejano, de edição limitada a ser servida exclusivamente nos seus restaurantes, a propósito da celebração do 30º aniversário do restaurante.

Trata-se de um vinho elaborado a partir das castas Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet, entre outras, que estagiou cerca de nove meses em barrica de carvalho. É um vinho que harmoniza em complemento, e não em choque, com o Entrecôte e o seu fabuloso molho de 18 ingredientes. Trata-se, portanto, de algo que eleva a experiência.

Para quem não come carne, pode sempre optar pelo Bife de Seitan, com ou sem molho Brasserie – mas sem molho nunca é a mesma coisa.

De resto, três novidades na carta de sobremesas: Café Liégeois, Mil Folhas de Chocolate Branco, Compota de Framboesa e Alfazema e, ainda, Frutos Vermelhos em Calda e Cointreau, Crumble e Gelado. Dos três destaca-se claramente o Café Liégeois, que até já é das sobremesas preferidas dos elementos do staff, numa junção perfeita de mousse de café com chocolate branco. Textura ótima, com excelente equilíbrio de sabores. Vale a pena.

E o menu da La Brasserie de L’Entrecôte é basicamente isto: simples e direto ao assunto. Porém, não deixa de ser impressionante o facto de, 30 anos depois, o espaço continuar a brilhar graças a um único prato inconfundível.

Estas novidades já estão disponíveis em todos os restaurantes La Brasserie de L’Entrecôte. No caso do espaço na Rua do Alecrim, pode passar por lá de segunda-feira a quinta-feira e domingo, das 12h às 23h30, e às sextas, sábados e feriados, das 12h às 00h.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados