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Kuvut: Chegou a Portugal uma plataforma que permite testar produtos e até ficar com eles

Quem anda diariamente pela Internet, seja em pesquisas pelo Google ou a fazer scroll down no Facebook, certamente que já ouviu falar de plataformas como a Youzz (antigos Embaixadores) e a STW, comunidades de marketing participativo que fazem com que os participantes possam testar gratuitamente produtos que chegaram ou estão para chegar ao mercado, dando feedback do que pode ser melhorado. Neste caso, quando são produtos de valor mais baixo, estas empresas tendem a oferecê-los aos participantes desses testes.

Mas agora chegou a Portugal uma nova plataforma que permite ir mais além.

Chama-se Kuvut e é uma comunidade online fundada em 2013. Antes de chegar a Portugal, a Kuvut já estava presente em países como Espanha, França, Itália e Alemanha, chegando agora a solo luso, onde existem sempre milhares de pessoas interessadas em passatempos e em formas de receber novos produtos.

A Kuvut, tal como as outras plataformas que indicámos, tem o objetivo de que os membros possam testar novos produtos que chegaram ou estão para chegar ao mercado, experimentando essas novidades, além de darem feedback e de as recomendarem à família, amigos e conhecidos.

Esta comunidade atua em várias marcas, isto é, não limita as possibilidades de teste de produtos, havendo tudo para todos os gostos, como novidades nas áreas de tecnologia, produtos para a casa, produtos de beleza, alimentação, entre muitas outras.

Basicamente, os membros têm a possibilidade de experimentarem produtos de forma completamente gratuita, tendo apenas a contrapartida de fornecerem a sua sincera opinião, realçando os pontos positivos e negativos de cada experiência. Portanto, chama-se a “win-win situation” – os consumidores testam e ficam com os produtos em casa e as marcas ficam a conhecer a opinião dos clientes, permitindo-lhes perceber o que podem melhorar num próximo lançamento.

Agora, quais as novidades em relação a plataformas como a Youzz e a STW? Basicamente, além do teste de produtos, a Kuvut irá fornecer, por exemplo, descontos diretos na compra de produtos, reembolsos e ainda a possibilidade de participarmos em sorteios.

São cinco as possibilidades de participação na Kuvut:

  • Campanhas Word of Mouth (WOM): Conhecidas por quem já participa nas outras plataformas, tratam-se de campanhas em que os participantes recebem em casa produtos totalmente gratuitos para que os possam experimentar e dar a sua sincera opinião. Sim, sincera, uma vez que as marcas vão ter em conta o feedback para que possam corrigir os erros cometidos;
  • Campanhas pick-up: Uma novidade no nosso país. Basicamente, são campanhas relativamente rápidas em que a Kuvut pede que façamos a recolha de um produto perto da nossa casa ou local de trabalho. Não se sabe bem se a nossa opinião tem de ser logo dada no momento, mas, no caso destas campanhas, pode ser necessário pagar uma pequena quantia para ajudar no transporte e gestão do produto. É uma boa iniciativa, mas poderá ser a opção com menos sucesso junto dos membros, uma vez que implica deslocação e gasto monetário;
  • Campanhas Kuvut-Box: Muito semelhantes às campanhas pick-up, mas com produtos frescos ou congelados. Ou seja, neste caso, até convém que os produtos sejam recebidos pertos de casa para que se possam colocar no congelador. E podem ficar descansados, uma vez que a Kuvut irá entregar produtos que estão dentro de armários inteligentes que funcionam com baixas temperaturas;
  • Campanhas cashback: Tal como o nome indica, pede-se que os membros comprem determinado produto nesta ou naquela loja para que possam ser ressarcidos parcial ou totalmente do valor gasto, ou, noutros casos, a Kuvut pode enviar um cupão para que a sua segunda compra de um produto seja gratuita ou com um desconto significativo. É uma opção interessante, porém, convém ter em atenção o valor do produto que se pretende comprar, além do próprio produto em si, que poderá não interessar a toda a gente;
  • Pesquisas de opinião: São tarefas simples. Neste caso, tratarem-de sondagens que recompensam os membros com pontos Kuvis, pontos esses que podem ser depois trocados por produtos ou descontos no catálogo da Kuvis.

Agora, como ser escolhido para embaixador de cada projeto? Bem, para já, ter uma alta participação nas atividades apresentadas dará mais hipóteses de alguém ser selecionado como embaixador. Depois, atividades como comentários no blog ou concursos de fotos são cuidadosamente revistas pela equipa Kuvut, pelo que, quanto mais qualitativo um comentário ou mais original/engraçada a foto, mais hipóteses alguém tem de ser escolhido. Ou seja, além da sinceridade, há que participar com qualidade.

Além disso, quem tiver um bom nível de participação em campanhas anteriores terá vantagens na hora da seleção. Mas fiquem descansados que haverá sempre um número reservado de lugares para quem nunca foi embaixador.

Por último, também há que ter em conta as preferências da marca, que apenas ajudarão a selecionar consumidores com o perfil que pretendem.

Quando as candidaturas para uma campanha estiverem fechadas, a Kuvut diz que selecionará os participantes num prazo máximo de cinco dias, sendo que, a partir daí, irá contactar os selecionados via email ou através das redes sociais.

A plataforma acabou de chegar a Portugal, pelo que é normal que as novidades em relação às campanhas sejam escassas. Até lá, podem sempre criar uma conta através deste link (irá dar-vos mais pontos e maior possibilidade de seleção para futuras campanhas) e preencherem o vosso perfil ao máximo. Aliás, até o devem fazer até dia 10 de outubro, uma vez que a Kuvut está a promover um concurso onde podemos ganhar um robô de cozinha Moulinex I-Companion, com um PVP de 899€.


 

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