Os utilizadores de equipamentos Android que utilizam o Kiwi Browser terão de encontrar uma alternativa.
O Kiwi Browser, conhecido navegador web pelo seu suporte de extensões, deixou de ser desenvolvido para o sistema operativo Android. A equipa responsável pelo navegador anunciou a decisão através do seu canal oficial de Discord. Assim, os utilizadores do Kiwi Browser terão de procurar alternativas.
Uma das soluções semelhantes mais imediatas pode ser o Microsoft Edge Canary, que por agora incluir todas as principais funcionalidades das extensões do Kiwi. Contudo, a instalação de extensões no Edge Canary exige alguns passos adicionais. O primeiro passo é ativar as opções de desenvolvimento nas configurações, em “Sobre o Microsoft Edge“. Para isso, basta tocar cinco vezes seguidas sobre o número de compilação. Depois, na secção das opções de programador, surge a funcionalidade “Instalar extensões por ID”.
A instalação de uma extensão faz-se através da sua ID única, que pode ser obtida na loja de extensões do Microsoft Edge. Para isso, deve-se abrir a extensão desejada e, logo em seguida, copiar a ID presente no URL.
Para quem preferir continuar a utilizar o Kiwi Browser por enquanto, ainda é possível descarregar a última versão oficial. No entanto, os programadores alertam para o facto de não ser seguro obter o navegador a partir de outras fontes. Embora o navegador continue a funcionar durante algum tempo, já não receberá atualizações de segurança.
Em alternativa também ao Microsoft Edge Canary, existe ainda o Vivaldi ou, claro, o Firefox, para quem não deseja recorrer ao Google Chrome. Estes navegadores continuam a ser ativamente desenvolvidos e recebem atualizações de segurança regulares.