Atenção: contêm leite, ovo e trigo.
Há quem defenda a migração para dietas à base de plantas, em detrimento do consumo excessivo de carne, uma vez que só assim será possível garantir a sustentabilidade alimentar.
Aliás, há um documentário português muito interessante, com o nome Carne: a Pegada Insustentável, que aborda a urgência de uma mudança nos padrões alimentares globais, contando com mais de 20 entrevistas a especialistas nacionais e internacionais, além de pessoas que adotaram um estilo de vida vegano ou vegetariano. Entre os entrevistados, destacam-se o biólogo e escritor George Monbiot, colaborador regular do jornal The Guardian, o professor Gabriel Mateus, e os fundadores da Quinta das Águias, um santuário animal em Paredes de Coura, Ivone e Joep Ingen Housz.
Para o realizador Francisco Guerreiro, o principal objetivo do projeto sempre foi “alertar ou despertar as consciências para as consequências nefastas que os atuais hábitos alimentares estão a ter no planeta, na saúde dos humanos e no bem-estar dos animais“, considerando que um filme seria “a solução ideal para não só ilustrar a realidade de forma mais positiva como também incentivar a uma participação mais ativa da sociedade civil“.
E a verdade é que estamos a assistir, desde há algum tempo, a uma mudança nos hábitos de consumo, com os consumidores a procurarem cada vez mais alternativas à carne, apostando em produtos plant based. Já existem dezenas de propostas no mercado que replicam o sabor da carne, mas que não contam com essa proteína animal. E tudo isto leva-nos à KFC, que também já vende produtos à base de plantas em Portugal.
Desde 2019 que a cadeia de fast food norte-americana tem vindo a testar estes produtos nos Estados Unidos da América, de modo a perceber a adesão. Ora, esse teste correu tão bem que a marca passou a vender estes produtos, mas apenas nos EUA, desde 2022, em vários dos seus restaurantes. Entretanto já estamos em 2024… e a KFC surpreendeu os portugueses ao disponibilizar estas alternativas vegetais ao frango nos seus restaurantes!
Trata-se da gama Os Veggies, sendo uma versão vegetal de alguns dos produtos mais emblemáticos da KFC, mas preservando o sabor mais icónico da marca. Os tenders Veggies são um produto 100% vegetariano elaborado com uma microproteína sustentável de origem vegetal. Contêm leite, ovo e trigo, ou seja, não são produtos veganos, mas sim vegetarianos. Também não são aptos para os intolerantes à lactose, devido à presença de leite, nem para celíacos, uma vez que estes produtos veggie contêm trigo.
Mas basicamente, podem encontrar esta versão vegetariana no Burger Veggie, no irresistível Twister Veggie e no Bucket Veggie. Os amantes das saladas poderão optar também por uma versão veggie da salada.
Estas novidades já estão disponíveis nos restaurantes KFC em Portugal, bem como através das plataformas de delivery.