Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química. Estas são as categorias dos 100 melhores projetos que, este ano, estão em destaque na 12ª Mostra Nacional de Ciência, que se realiza de 31 de maio a 2 de junho no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, numa coorganização da Fundação da Juventude, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Município do Porto. São 265 jovens coordenados por 64 professores dão a conhecer os projetos que podem valer 5.000€ em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.
Mostra Nacional de Ciência: Uma das maiores a nível Europeu e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República
A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 12ª edição, é já considerada uma das maiores a nível europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como seja a Final Europeia e a Intel ISEF.
A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um júri designado pela Ciência Viva, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas. Os projetos selecionados podem ser consultados aqui.
Com entrada livre, a Mostra Nacional de Ciência está aberta ao público nos seguintes horários:
Dia 31 de maio: 10h às 18h30
Dia 1 de Junho: 10h às 19h
Dia 2 de Junho: 10h às 16h30