Jovem português criou uma guitarra elétrica de cortiça

Pesa menos um terço do que o normal – 2,9 quilos em comparação com os convencionais 4,5 quilos -, e já foi testada por músicos profissionais. Falamos de uma guitarra de cortiça expandida, neste caso a primeira do mundo. Foi feita por um português.

- Publicidade -

O criador é João Rodrigues, aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que utilizou este projeto pioneiro como tese de mestrado.

“Quando iniciei o projeto fiz uma pesquisa exaustiva e não encontrei, no mundo, nenhuma guitarra elétrica feita em cortiça expandida. Em Portugal há uma, mas em cortiça natural”, referiu João Rodrigues à agência Lusa.

Esta guitarra demorou dois anos a ser concebida, em que o primeiro ano foi dedicado à investigação académica e o outro no fabrico do produto. Dez empresas do norte do país e da Galiza estiveram envolvidas.



Sendo que 75% do seu corpo é em cortiça expandida – feita a partir da reutilização da cortiça natural, como por exemplo as rolhas das garrafas -, tal faz com que a guitarra seja bem mais leve que o normal. E cheira mesmo àquele material.

Devido ao material utilizado, o próprio som que sai da guitarra é “único”. Músicos como Miguel Araújo, Tatanka e João Só já experimentaram esta criação portuguesa. Mas ainda necessita de ser aprimorada para ser utilizada de forma mais séria.

Por enquanto, a guitarra da Mai´land Guitars – marca criada por João Rodrigues e um colega, que já tem encomendas – vai ser apresentada dia 12 de abril, num concerto no centro cultural de Viana do Castelo, incluído no programa do oitavo Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

O tema de Mortal Kombat recebe um remix para o novo filme

Benjamin Wallfisch é o compositor do novo tema que é, no mínimo, energético.

Opeth adiam concerto em Portugal para 2022

Passa de outubro de 2021 para novembro do próximo ano.

Música – Álbuns essenciais (fevereiro 2021)

Este foi o mês com o maior número de álbuns muito bons/excelentes e, também, o mês mais difícil de tomar decisões sobre que músicas enaltecer e que classificações dar aos álbuns.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Testagem gratuita à Covid-19 alargada a todos os moradores da cidade de Lisboa

Quer isto dizer que o Plano Municipal de Testagem, anunciado em março passado, deixa de estar limitado aos moradores das freguesias com mais de 120 casos por 100 mil habitantes e a cidadãos maiores de 16 anos.

Conhece os novos jogos independentes para a Nintendo Switch no mais recente Indie World

Há 21 novos jogos independentes a caminho da Nintendo Switch, ainda este ano.

Matinal alarga gama de queijo fresco aos intolerantes à lactose

Em 2017, a Matinal apresentou o leite selecionado Matinal Leve, com menos lactose e sem gordura.