O Governo Regional prevê investir cerca de três milhões de euros no espaço.
Recentemente, o Jardim Botânico da Madeira teve obras que visaram a melhoria das condições de operacionalidade, como é o caso da implementação do sistema de rega, uma nova entrada dedicada a grupos, novas portarias e equipamentos de emissão e controlo de visitantes, melhoria das acessibilidades e construção de rampas para pessoas com mobilidade reduzida, impermeabilização de lagos e melhoria da sinalética. O investimento realizado, apoiado pelo FEDER, foi na ordem dos 870.000€.
Mas os investimentos não vão ficar por aqui. Ao abrigo do próximo quadro comunitário de apoio, o Governo Regional da Madeira prevê investir cerca de 3 milhões de euros na criação de uma ala dedicada a espécies tropicais, numa área com cerca de 7 mil metros quadrados, localizada na área sul do Jardim Botânico.
“A criação da ala tropical no Jardim Botânico, inclui uma estufa com cerca de mil metros quadrados, mais um conjunto de estruturas para aves em voo livre, onde as pessoas podem percorrer o espaço, com as plantas e as aves exóticas em áreas cobertas livres”, explicou o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, aquando de uma visita ao Jardim Botânico, por ocasião do 63º aniversário.
A área coberta albergará espécies mais propensas a um ambiente interior, sendo a restante área – a maior – dedicada a espécies com características para o exterior. Além disso, está ainda planeado um passadiço ao longo da vertente oeste do Jardim Botânico, oferecendo uma vista sensacional para o Funchal, culminando num miradouro em vidro.
Foto de: Visit Funchal