Jantar no Tutti a Tavola promove vinhos portugueses no Campo Grande

- Publicidade -

Uma noite cheia de momentos cheios de aprendizagem com a presença dos convidados que trouxeram uma boa amostra dos seus produtos.

Realizou-se no passado dia 30 de março, no Tutti a Tavola, um interessante jantar com harmonização de vinhos com base nos pratos criados por Carlos Réndon, chef executivo do restaurante localizado no jardim do Campo Grande, junto ao Caleidoscópio. Quanto aos vinhos, foram apresentados por Teresa Metelo Dias, produtora do projeto alentejano VolteFace, e pelo sommelier Bruno Antunes, condecorado com “Escanção do ano” em 2009 pela Revista de Vinhos, e responsável pela empresa de distribuição e aconselhamento de vinhos Wine Man, a qual tem vindo a apostar em pequenos produtores de várias regiões do país.

Assim, e como primeiro momento, foi apresentada uma entrada de Pizza frita de salmão, espinafre e queijo ricotta, a qual foi acompanhada pelo Só Verde 2021, lote de Azal, Loureiro, Arinto e Alvarinho fermentado a baixas temperaturas, com origem nas aldeias vizinhas de Amarante. Como se esperava, boa frescura e acidez, associada aqui a um final seco.

Em seguida, uma Salada caprese (mozzarella, tomate e pesto), desta associada pelo Só Alvarinho 2021, também com origem na região dos Vinhos Verdes. Aqui, maior fruta e uma forte capacidade de associação gastronómica.

Num terceiro momento, chegou um Linguine com ragu de bacalhau, harmonizada com o Só Rosé 2022, também da responsabilidade de Bruno Antunes, desta vez de vinhas situadas na zona da Vidigueira, com uvas também da Quinta do Paral. Um rosé de facto diferente do padrão e mais um passo na desmistificação deste tipo de vinhos. Petit Syrahe e Touriga Nacional, com fermentação em inox a baixa temperatura. Aroma e largura de boca invulgar e a elegância característica do Touriga Nacional. Seguramente o primeiro destaque da noite.

Em seguida, o prato de carne constou nuns Scalopine di manzo (vitela) com gorgonzola, polenta e zucchini. Um prato saboroso abrilhantado pelo VolteFace Reserva Tinto 2021. Este projeto sedeado em Valverde, Évora, tem vindo a revelar vinhos de qualidade. Neste caso, o lote de Alicante Bouschet (75%), Petit Verdot e Syrah estagiado em barricas de madeira tostada. Vinho sério, denso, de notas fortes a fruta preta, mas com elegância na boca, culminando num ótimo balanço. Potência com frescura, num vinho com capacidade de evolução em garrafa.

Por último, e como sobremesa, uma fresca Cupola di pistacchio e pesca (mousse de pistachio com centro de pêssego), acompanhada com licor Likoris com ouro e prata, sabor suave obtido através de maceração prolongada de vários frutos e especiarias com aguardente, mel, e flocos comestíveis de ouro e prata.

Momentos cheios de aprendizagem com a presença dos convidados que trouxeram uma boa amostra dos seus produtos, num ambiente agradável de fim de tarde/noite neste restaurante de cozinha italiana situado num dos jardins mais marcantes de Lisboa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados