Jack Broadbent – A vida uma canção de cada vez

Em noite chuvosa, duas guitarras encontram-se sozinhas no palco do Grande Auditório do CCB. Minutos depois, cala-se a música ambiente easy listening (muito ao estilo da estação de rádio que patrocinou o evento) e entra em cena o ágil Jack Broadbent, garrafas de Corona em punho, e depressa começa a tocar “On the Road”.

- Publicidade -

Uma corda partida.

Com canções folk e blues de recorte clássico (inspirações como John Lee Hooker saltam facilmente à memória), e um sentido de humor auto-depreciativo que colhe sempre frutos, Broadbent rapidamente ganha a atenção dos presentes.

Duas cordas partidas. Felizmente, esta foi a última.

De perfil esguio e cabelos longos, a característica mais impressionante de Broadbent, um artesão das cordas, é, sem dúvida, a sua mestria na slide guitar, não deixando de ser um belo intérprete de guitarra acústica, passando naturalmente de uma para outra, sem dificuldade aparente.

Falando de repertório, há alguma sensação de que as canções originais ainda não são do conhecimento de todos (e que podem ser auscultadas em grande parta no mais recente álbum, o gravado ao vivo One Night Stand, de 2018), e, assim, o alinhamento vai fazendo um sortido com versões de artistas como “Little Feat” (com “Willin”, a canção preferida do pai do artista), ou Jimi Hendrix (com o mítico “The Wind Cries Mary”), as quais vão aquecendo o auditório que se sente aquecido, embora não a escaldar.

De facto, a presença solitária e intimista de Jack Broadbent talvez peça uma sala mais aconchegada. No entanto, canções escritas pelo próprio como “Don’t Be Lonesome” e “Woman” são bem recebidas, e o rapport do barbudo artista vai garantindo uma reação viva do público.

Assim, os cerca de 90 minutos do concerto vão destilando ao som de outros clássicos do blues, como “Blues Dust”, de Lead Belly, ou as originais “Moonshine Blues” e “This Town” (escrita a pensar em Montreal, onde o muito inglês Broadbent vive, mas que neste noite foi dedicada a Lisboa – presume-se que Alcobaça e Ponta Delgada tenham entretido recebido semelhante honra).

Para garantir que o cliente sai satisfeito, há ainda tempo para o super-conhecido “Black Magic Woman”, de sucesso garantido, e uma autobiográfica “Free and Easy”, escrita por Broadbent durante a sua adolescência.

Foi um tempo bem passado e uma oportunidade que acaba por ser rara no panorama de concertos em Portugal, pouco recheada neste estilo. E não há registo de terem sido partidas mais cordas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Concerto dos Iron Maiden em Portugal adiado para 2022

Uma consequência do adiamento da tour Legacy of the Beast, reagendada para o próximo ano.

Crítica – Thunder Force

Thunder Force é mais uma peça de storytelling sem sentido e absurda de Ben Falcone, caraterizada por um humor insuportavelmente seco e forçado, para além de uma história facilmente esquecível.

Crítica – Promising Young Woman

Promising Young Woman guarda uma das melhores estreias na cadeira de realização de sempre. Emerald Fennell entrega uma história fascinante e imprevisível que subverte impressionantemente o subgénero de vingança.

Concerto dos Guns N’ Roses em Portugal passa para 2022

O espetáculo programado para dia 2 de junho não poderá acontecer nos moldes normais, pelo que um adiamento é a decisão mais sensata.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Shadow Man Remastered (PC)

Um clássico esquecido regressa ao PC com uma remasterização a cargo da Nightdive Studios.

Plano Ferroviário Nacional quer ligar todas as capitais de distrito e cidades com mais de 20.000 habitantes

Pensado a longo prazo, é a primeira vez que Portugal tem um Plano Ferroviário Nacional. O investimento estimado é de 10 mil milhões de euros.

O novo Pastel de Nata da BAGGA cortou 50% no açúcar

E como seria de esperar, houve uma redução de gordura. Porém, a BAGGA promete o sabor de sempre no seu Pastel de Nata.