fbpx

Já viram como está o livrete do carro?

Foi a 1 de agosto do ano passado que o Documento Único Automóvel (DUA) entrou em vigor para os carros novos comprados a partir desse data. Agora, já em 2020, se se fizer uma alteração aos dados do proprietário, uma modificação das características do automóvel ou pedir uma segunda via ou alterar outro dado, ao invés da folha de papel que até aqui todos conhecíamos, passa-se a receber um cartão de policarbonato que se pode guardar na carteira.

Mas calma, o atual livrete do carro continua válido

Sim, o DUA em suporte de papel sintético continua válido. Por outras palavras, a não ser que exista alguma necessidade específica, o atual livrete do carro pode ser utilizado sem qualquer problema, ou seja, não é obrigatório mudar para o novo DUA.

No entanto, existem várias vantagens em ter este novo documento. Para já, ao ter dimensões semelhantes às do Cartão de Cidadão, pode facilmente ser guardado na carteira, como já referimos, sendo também mais resistente. Além disso, é também mais seguro.

“O documento incorpora um código UniQode para a leitura ótica da informação do certificado de matrícula”, pelo que, para ler esse código UniQode, “é necessário ter a aplicação DUApp, que está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play”, refere o Instituto dos Registos e do Notoriado.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,778FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

- Publicidade -

Mais Recentes

Câmara Municipal de Lisboa vai continuar a apostar em água reutilizada para lavar as ruas e regar espaços verdes

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a proposta para a construção da Rede de Água Reutilizada de Lisboa na Zona Ribeirinha e Bairro Alto.

Grupo Sogevinus inaugurou novo espaço dedicado à degustação de vinhos em Gaia

Entre tonéis e balseiros, o novo espaço permite descobrir todas as referências que compõem o portefólio da Sogevinus e desfrutar de várias experiências.