Já viram como está o livrete do carro?

- Publicidade -

Foi a 1 de agosto do ano passado que o Documento Único Automóvel (DUA) entrou em vigor para os carros novos comprados a partir desse data. Agora, já em 2020, se se fizer uma alteração aos dados do proprietário, uma modificação das características do automóvel ou pedir uma segunda via ou alterar outro dado, ao invés da folha de papel que até aqui todos conhecíamos, passa-se a receber um cartão de policarbonato que se pode guardar na carteira.

Mas calma, o atual livrete do carro continua válido

Sim, o DUA em suporte de papel sintético continua válido. Por outras palavras, a não ser que exista alguma necessidade específica, o atual livrete do carro pode ser utilizado sem qualquer problema, ou seja, não é obrigatório mudar para o novo DUA.

No entanto, existem várias vantagens em ter este novo documento. Para já, ao ter dimensões semelhantes às do Cartão de Cidadão, pode facilmente ser guardado na carteira, como já referimos, sendo também mais resistente. Além disso, é também mais seguro.

“O documento incorpora um código UniQode para a leitura ótica da informação do certificado de matrícula”, pelo que, para ler esse código UniQode, “é necessário ter a aplicação DUApp, que está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play”, refere o Instituto dos Registos e do Notoriado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados