Este projeto piloto arrancou no Continente Modelo de Vila do Conde.
Já é possível ir ao supermercado e trazer produtos da charcutaria ou comida do take away em caixas que temos em casa. Este é mais uma medida sustentável por parte do Continente, que promove agora o uso responsável do plástico através da reutilização das embalagens nas secções de charcutaria e take away das suas lojas.
O projeto piloto começou por ser testado no passado mês de setembro no Continente Modelo de Vila do Conde e, desde então, expandiu-se para o Continente do Vasco da Gama, em Lisboa, e para o Continente do Gaiashopping.
Nas mesmas lojas, para quem quiser adquirir as embalagens reutilizáveis, estarão disponíveis para venda três modelos de caixas herméticas. Com capacidade para 0,5, 1 ou 1,85 litros e valores entre os 1,50€ (a mais pequena) e 2,50€ (a caixa maior), estes recipientes substituem as atuais caixas descartáveis do take away e “embrulhos” de plástico da charcutaria que habitualmente são descartados (e muitas vezes não reciclados) assim que chegamos a casa.
Para quem já armazena estes produtos em caixas herméticas, esta iniciativa permite “saltar” o processo de transferir os alimentos das embalagens do supermercado para os tupperwares.
A ideia deste projeto é que, sempre que precisarem de ir às compras, possam levar as vossas próprias caixas, evitando assim o uso desnecessário de plástico descartável.
Como é óbvio, somente são permitidas caixas herméticas de plástico que estejam limpas, secas, livres de odores, sem resíduos de anteriores utilizações e com tampa funcional.
Nestes casos, o colaborador Continente irá pesar o produto dentro da caixa, subtraindo o peso da mesma. A etiqueta com o respetivo código de barras será colada num cartão criado para o efeito, semelhante ao utilizado na pesagem de fruta e legumes (papel reciclado).