Já se pode pagar para não ver anúncios no Facebook e Instagram

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E atenção, os preços são diferentes se subscreverem via smartphone ou PC.

Na passado mês de outubro, o Conselho Europeu de Proteção de Dados impôs à Meta, a dona do Facebook e Instagram, uma proibição do tratamento de dados pessoais para fins de publicidade comportamental com base em contratos e interesses legítimos em todo o Espaço Económico Europeu (EEE).

Três dias após essa decisão, a Meta anunciou que ia introduzir uma forma para que os seus utilizadores europeus continuassem a utilizar o Facebook e Instagram de forma gratuita, continuando a ver anúncios, ou então que pudessem utilizar essas redes sociais sem ver quaisquer anúncios, neste caso com uma subscrição paga.

Pois bem, esta subscrição, anunciada para novembro, já está disponível, pelo que é bem provável que, por estes dias, já se tenham deparado com uma informação da Meta a pedir para fazerem uma escolha sobre os anúncios.

“No âmbito das alterações legislativas na tua região, agora podes optar por continuar a usar os produtos da Meta gratuitamente, concedendo-nos permissão para usarmos as tuas informações a fim de te mostrar anúncios. Em alternativa, podes pagar uma subscrição para usares os nossos produtos sem qualquer anúncio”, começa por dizer a Meta assim que esta opção surge nas nossas contas.

No ecrã seguinte, temos então de escolher: ou subscrever para usar sem anúncios, ou usar gratuitamente com anúncios.

Caso optem pela modalidade paga, saibam que o custo é de 12,99€/mês para não verem anúncios nestas redes sociais. O mais absurdo, no entanto, é que este preço aplica-se apenas em smartphones. Ou seja, se subscreverem esta modalidade através do PC, o preço passa a ser de 9,99€/mês. E mesmo que subscrevam via PC, poupando assim alguns euros, esta subscrição aplica-se, naturalmente, ao smartphone, uma vez que não verão anúncios quando utilizarem o Facebook ou Instagram no iOS ou Android.

Estes preços são válidos até 1 de março, sendo que, a partir dessa data, cada conta adicional do Facebook ou Instagram que quiserem adicionar ao vosso Centro de Contas custará 8€/mês (no smartphone) e 6€/mês (via PC).

Caso optem pela modalidade paga, saibam que:

  • Não verão anúncios quando usarem as vossas contas do Facebook e do Instagram que se encontram nesse Centro de Contas. As informações não vão ser usadas para anúncios;
  • A vossa capacidade para anunciar e monetizar com anúncios será limitada;
  • Continuarão a ver publicações e mensagens de negócios e criadores.

Caso queiram continuar a utilizar o Facebook e Instagram da mesma forma, isto é, sem pagar, terão de dar permissão à Meta para continuar a usar as informações das vossas contas para anúncios, bem como permissão para continuar a usar os cookies nos seus produtos para personalizar os anúncios e medir o desempenho.

A Meta promete que a experiência vai ficar igual. A partir daqui, quem decide são os utilizadores.

Pessoalmente, esta pode ser uma excelente decisão para quem ainda depende do Facebook para o seu trabalho. E falando desta rede social em particular, está minada de anúncios falsos – seja de promessas de dinheiro fácil e rápido, de comida grátis… São inúmeros scams promovidos via anúncios que, com uma subscrição paga, vos deixam de aparecer.

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