Este investimento rondou os 15,6 milhões de euros.
A segurança do sistema ferroviário nacional na Linha do Minho acaba de ser reforçada. A IP – Infraestruturas de Portugal anunciou esta semana que já entrou em serviço a nova sinalização eletrónica, o sistema complementar de segurança para controlo automático de velocidade (ETCS – European Train Control System a funcionar ainda como sistema nacional) e os novos sistemas de telecomunicações de apoio à exploração, no troço entre Viana do Castelo e Valença Fronteira da Linha do Minho, com interface com a rede espanhola da ADIF na estação de Tui.
Com a entrada em operação dos novos sistemas, a Linha do Minho encontra-se agora integralmente dotada com os mais modernos equipamentos de sinalização, telecomunicações e de comando-controlo, reforçando significativamente as condições de exploração, operação e segurança ferroviária, nomeadamente:
- A operação dos comboios passa a ser feita de forma centralizada no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto;
- Garante o controlo das passagens de nível já anteriormente automatizadas e de dez passagens de nível agora automatizadas, reforçando só a segurança da circulação ferroviária, rodoviária e pedonal nos atravessamentos sobre a via-férrea;
- Permite colocar em exploração duas novas estações técnicas (Carreço e Carvalha, que se juntam à de Midões já em exploração) para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros, aumentando a capacidade do troço Nine a Valença-Fronteira para comboios de mercadorias, que atualmente circulam com 300 metros de comprimento e poderão passar a circular com 750 metros.
Este investimento rondou os 15,6 milhões de euros e foi desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.