Itch.io remove jogos adultos da pesquisa após pressão dos serviços de pagamento

- Publicidade -

A popular plataforma de jogos indie está a responder a uma campanha liderada pela organização conservadora Collective Shout.

A itch.io anunciou que decidiu remover da pesquisa e navegação todos os jogos marcados como conteúdo adulto sexualmente explícito (NSFW), na sequência de alegadas pressões por parte dos seus processadores e serviços de pagamento. A medida foi anunciada esta quarta-feira, 24 de julho, pelo criador da plataforma, leafo, numa publicação intitulada Update on NSFW content.

De acordo com o comunicado, a decisão surge após preocupações levantadas junto de empresas como PayPal e operadoras de cartões de crédito, relacionadas com o tipo de conteúdo disponível na itch.io. O caso específico do jogo No Mercy, removido da loja em abril, terá estado na origem da controvérsia, catalisando uma campanha movida pela Collective Shout, um grupo conservador australiano conhecido por ações contra jogos com representações controversas.

A 11 de julho, a Collective Shout publicou uma carta aberta dirigida aos CEOs da PayPal, Mastercard, Visa, Discover e JCB, apelando ao fim do processamento de pagamentos em plataformas que, segundo a organização, alojam jogos que “promovem violações, incesto e abuso sexual infantil”. A carta referia diretamente a lojas digitais da Steam e a itch.io, levando ambas as plataformas a rever as suas políticas.

Na prática, os conteúdos NSFW continuam acessíveis através de links diretos, mas já não surgem nas listagens gerais nem nos resultados de pesquisa. A itch.io afirma que está a realizar uma auditoria completa ao seu catálogo para garantir que cumpre com os critérios exigidos pelos parceiros financeiros, alertando que alguns jogos poderão vir a ser removidos permanentemente.

Para os criadores afetados, será necessário confirmar, no futuro, que o seu conteúdo cumpre as regras dos processadores associados à sua conta. Em certos casos, os pagamentos a criadores cujos jogos foram desindexados também terão sido suspensos.

Recentemente, a Steam que também tomou medidas de censura semelhantes, apesar não ter mencionado diretamente a Collective Shout, um dos seus representantes comentou ao Eurogamer que os novos critérios de moderação foram introduzidos após notificações dos seus próprios parceiros de pagamento. As diretrizes agora em vigor proíbem, entre outros, conteúdo que possa entrar em conflito com os termos das redes de cartões ou bancos associados.

Tanto a Steam como a itch.io assumem que a manutenção de canais de pagamento ativos é vital para a operação das lojas e para os criadores que dependem delas para distribuir e rentabilizar os seus jogos. Desta forma, a alteração nas políticas foi mesmo uma resposta direta ao risco de perder acesso a esses serviços.

Esta situação levanta novas questões sobre o futuro da distribuição de jogos para adultos em plataformas digitais independentes e expõe a vulnerabilidade de lojas como a itch.io perante a influência de entidades externas, especialmente quando essas entidades conseguem pressionar fornecedores de serviços essenciais como os pagamentos online.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados